A estatal chinesa Norinco desenvolveu o sistema de defesa aérea Yitian, montado sobre um chassi Yema 4×4, voltado para interceptação de helicópteros, aeronaves não tripuladas e mísseis de cruzeiro em baixa e ultrabaixa altitude, informou a empresa recentemente.
O Yitian combina um compartimento blindado para a tripulação com lançadores modificados para mísseis da família ar-ar TY-90 adaptados para lançamento terrestre. O veículo foi projetado para alta mobilidade e capacidade de operação off‑road a partir de locais dispersos e litorâneos onde plataformas maiores têm limitação de emprego.
O sistema opera com tripulação reduzida de duas pessoas e possui controle de condução e de tiro por meio de joysticks e interface que a Norinco descreve como intuitiva, com o objetivo de reduzir o tempo de treinamento. A configuração de lançador e o sistema de controle de tiro foram instalados sobre um chassi Yema 4×4 modificado para permitir deslocamento fora de estrada.
Os mísseis são versões adaptadas do TY-90 para emprego terrestre. A Norinco informa que a ogiva da variante lançada do solo pesa cerca de 3 kg (aproximadamente 6,6 lb) e foi projetada para causar dano a aeronaves de asa rotativa, incluindo corte de pás de rotor ou desativação de fuselagens com um único impacto. A empresa acrescenta que a variante oferece capacidade de engajamento omnidirecional.
A Norinco posiciona o Yitian para o mercado de exportação como resposta a ameaças de baixa altitude e baixa observabilidade, alvo indicado para engajamento de helicópteros, drones de pequenos e grandes portes operando em níveis muito baixos e mísseis de cruzeiro em fase terminal.