O primeiro MQ-9B SkyGuardian encomendado pelo Ministério da Defesa belga realizou seu voo inaugural sobre a Bélgica em 23 de setembro de 2025, na Base Aérea de Florennes, informou a fabricante General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI).
O voo marca a conclusão de um ano de preparação para a aeronave. Em julho de 2025, o primeiro MQ-9B da Bélgica passou pelos testes de aceitação nas instalações da GA-ASI no sul da Califórnia, incluindo o voo inaugural em 20 de fevereiro.
Paralelamente, 18 militares do Componente Aéreo e Espacial Belga completaram o treinamento inicial no Centro de Testes e Treinamento de Voo da GA-ASI em Grand Forks, Dakota do Norte, seguido pelo treinamento de voo real na Instalação de Operações de Voo Desert Horizon, em El Mirage, Califórnia.
O Componente Aéreo e Espacial Belga passa a integrar os primeiros operadores europeus do MQ-9B, junto com a Força Aérea Real do Reino Unido. A variante MQ-9B da RAF, denominada Protector, recebeu em 29 de abril de 2025 o Certificado de Tipo Militar (MTC) da Autoridade de Aviação Militar do Reino Unido, permitindo sua operação segura em espaço aéreo civil, incluindo áreas densamente povoadas.
Além da Bélgica e do Reino Unido, o MQ-9B foi selecionado por forças aéreas dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Índia, Japão, Polônia e Taiwan, com operações voltadas para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), e apoio a missões especiais.




