Espanha lança a fragata F-111 Bonifaz, primeira do programa F-110

A Navantia realizou o lançamento da fragata F-111 Bonifaz, marco inicial do programa F-110 da Marinha Espanhola. A cerimônia ocorreu no estaleiro de Ferrol (A Coruña), diante de cerca de 5.000 pessoas, entre funcionários, familiares e representantes de empresas parceiras. O evento contou com a presença de Sua Majestade a Rainha Sofia, que atuou como madrinha do navio, quebrando uma garrafa de vinho Albariño contra o casco da fragata ao som do hino espanhol executado pela Unidade Musical Tercio Norte.

Lançamento da fragata espanhola Bonifaz (F-111) [2048x1148] : r/WarshipPorn

A fragata, batizada em homenagem a Ramón Bonifaz, primeiro Almirante de Castela, continuará em fase de alistamento até sua entrega, prevista para 2028. Atualmente, três das cinco unidades planejadas já estão em diferentes estágios de construção em Ferrol. O programa F-110, aprovado em 2019, deverá gerar cerca de 9.000 empregos diretos e indiretos e envolver aproximadamente 500 empresas espanholas ao longo de mais de uma década. Com uma taxa de nacionalização de 65%, o projeto consolida a indústria naval espanhola como referência tecnológica, embora conte também com contribuições de parceiros internacionais.

F-111 Bonifaz launched in Ferrol. A historic milestone for the Spanish Navy  and shipbuilding industry

Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Marinha, Almirante Antonio Piñeiro, ressaltou o caráter estratégico do novo navio. “A fragata Bonifaz não é apenas um novo navio; ela personifica o compromisso da Espanha com a inovação e a soberania tecnológica. Este navio proporcionará uma vantagem estratégica e dissuasiva decisiva e, em linha com a nossa visão da Marinha para 2050, reflete a nossa firme intenção de antecipar os desafios futuros”, afirmou. Já o presidente da Navantia, Ricardo Domínguez, destacou as inovações do programa. “Com inovações como o gêmeo digital, o sistema de serviços integrados, sensores, antenas e radares de última geração, o F-110 é um símbolo da inovação espanhola. Estamos confiantes de que será um sucesso internacional, assim como foram as renomadas fragatas F-100.”

Así es la nueva fragata F-111 Bonifaz de la Armada Española: detecta  misiles y equipa sensores avanzados para actuar ante amenazas

Projetadas como escoltas polivalentes, as fragatas F-110 terão capacidades antiaéreas, antissuperfície e antissubmarino. Poderão operar em conjunto com outras unidades navais e também apoiar missões de segurança marítima em cooperação com autoridades civis. O navio incorpora tecnologias desenvolvidas pela própria Navantia, como o núcleo do sistema de combate SCOMBA, o Sistema Integrado de Controle de Plataforma (SICP), motores e sistemas fabricados nos centros de Cádiz e Cartagena, além de um mastro integrado que otimiza o uso do espectro eletromagnético e reduz a assinatura de radar.

Com a F-111 Bonifaz, a Espanha dá início a uma nova geração de fragatas que não apenas modernizará sua Marinha, mas também reforçará a projeção internacional da indústria naval espanhola nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *