A Northrop Grumman iniciou o envio do canhão automático de 30 milímetros Mk44 Bushmaster II para o veículo de combate de infantaria Borsuk, o primeiro blindado totalmente nacional da Polônia. Reconhecido entre os membros da OTAN por sua confiabilidade e versatilidade, o Bushmaster II amplia significativamente a capacidade de fogo do novo veículo polonês.
O Mk44 é acionado por corrente e possui 2,41 metros de comprimento de cano, com um peso total de 160 quilos. Capaz de utilizar dois tipos de cintos de munição, a arma pode ser integrada não apenas em veículos de combate, mas também em plataformas navais e blindados mais leves. Sua cadência de tiro cíclica varia entre 100 e 200 tiros por minuto, com alcance efetivo de até 3 quilômetros em terra e 5,1 quilômetros em plataformas marítimas.

Bushmaster II de 30 mm
O Borsuk, introduzido em 2017, surge como substituto do antigo BMP-1 da era soviética, oferecendo maior proteção, mobilidade e poder de fogo. Com 8 metros de comprimento, 28 toneladas e capacidade para três tripulantes e seis soldados de infantaria, o blindado é equipado com motor turbo diesel MTU de 720 cavalos e transmissão Allison 3040 MX, alcançando 65 km/h e autonomia de 550 km.
Varsóvia planeja receber 111 unidades do Borsuk até 2029, sob contrato de US$ 1,7 bilhão, dentro de um programa que prevê uma frota total de cerca de 1.400 veículos, entre plataformas padrão e versões especializadas. A integração do Bushmaster II reforça a modernização das forças terrestres polonesas e fortalece a interoperabilidade com equipamentos de aliados da OTAN.