
As Forças Armadas de Myanmar incorporaram cinco novas aeronaves e helicópteros militares em cerimônia realizada em 7 de novembro, na Base Aérea de Nay Pyi Taw, com a presença do comandante-chefe, general Min Aung Hlaing. Entre os meios apresentados estão duas aeronaves de transporte Shaanxi Y-8 e helicópteros Mil Mi-38T, versão militar russa do Mi-38.

De acordo com informações oficiais, os dois Y-8F-200W foram adquiridos da China entre maio e junho deste ano. Fotos divulgadas anteriormente pela organização Myanmar Witness mostravam duas aeronaves Y-8, identificadas pelos números de cauda 5923 e 5924, estacionadas no Aeroporto de Kunming, na China, em junho. A entidade monitora e registra o uso de armamentos e eventuais violações em território birmanês por meio de imagens e dados de fonte aberta.

O Y-8 é um avião de transporte médio empregado para deslocamento de tropas, carga e apoio logístico. Já o Mi-38T é um helicóptero de transporte militar capaz de executar missões de transporte de pessoal e carga, evacuação médica e apoio a operações táticas.

Grupos armados étnicos e fontes ligadas ao movimento de deserção da Força Aérea (CDM) afirmam que aeronaves de transporte semelhantes ao Y-8 já foram empregadas em operações aéreas contra posições insurgentes desde o aumento dos confrontos no país após 2021.

A incorporação das novas aeronaves ocorre em um contexto de expansão das operações aéreas por parte das Forças Armadas de Myanmar em várias regiões, onde confrontos entre tropas governamentais e grupos opositores continuam ativos.



