O Ministro da Defesa da União, Shri Rajnath Singh, na cerimônia de lançamento do primeiro lote de mísseis BrahMos, em Lucknow, Uttar Pradesh, em 18 de outubro de 2025.
A Índia assinou novos contratos de exportação de mísseis de cruzeiro BrahMos no valor de aproximadamente US$ 455 milhões (₹ 4.000 crore) com dois países estrangeiros, anunciou o ministro da Defesa, Rajnath Singh, durante cerimônia realizada na nova Instalação de Integração e Testes da BrahMos em Lucknow.
De acordo com Singh, os acordos foram concluídos no último mês e reforçam a confiança internacional na base de fabricação de defesa da Índia. Embora os países compradores não tenham sido identificados, o ministro afirmou que a demanda por sistemas BrahMos está em crescimento.
O evento marcou também o envio do primeiro lote de mísseis produzidos na unidade de Lucknow, construída a um custo de ₹ 380 crore. A instalação, erguida em uma área de 81 hectares no Corredor Industrial de Defesa, tem capacidade para fabricar cerca de 100 sistemas de mísseis por ano e deve gerar um faturamento de ₹ 3.000 crore no próximo exercício fiscal, com contribuição estimada de ₹ 500 crore em impostos.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da BrahMos Aerospace, Dr. Jaytirth R. Joshi, entregou um pagamento de ₹ 40 crore em Imposto sobre Bens e Serviços (GST) ao ministro-chefe de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath. O local é a primeira instalação do país a realizar todo o processo de integração e testes de mísseis BrahMos, desde a montagem até a qualificação final.
O míssil de cruzeiro supersônico BrahMos, desenvolvido conjuntamente pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) e pela NPO Mashinostroyeniya da Rússia, pode transportar ogivas convencionais e atingir velocidades de até Mach 3. O sistema está atualmente em operação no Exército, na Marinha e na Força Aérea indianos.

Durante a visita, Singh e Adityanath inauguraram o edifício de propulsores e inspecionaram as seções de fuselagem, aviônicos e ogivas da linha de produção. O ministro destacou ainda a importância de fortalecer cadeias de suprimentos autônomas e integrar pequenas e médias empresas ao setor de defesa.
Com o início da produção em larga escala em Lucknow e os novos contratos internacionais, o BrahMos consolida sua posição como um dos principais produtos de exportação da indústria de defesa da Índia.



