França ampliará frota de aeronaves A400M “Atlas” para 41 unidades até 2029

A França planeja encomendar mais quatro aeronaves de transporte A400M “Atlas” da Airbus, elevando para 41 o total de unidades previstas até 2029, segundo o Plano Anual de Desempenho (PAP) do Programa 146 “Equipamento das Forças”, publicado pelo Ministério das Contas Públicas.

Inicialmente, a Lei de Programação Militar (LPM) 2024-2030 previa uma frota mínima de 35 aeronaves até 2030. O Acordo Global A400M, assinado anteriormente, aumentou a meta para 37 unidades até o fim de 2028. A nova carta de intenções, assinada durante o Paris Air Show de 2025 entre França, Espanha, Airbus e a Organização Conjunta para Cooperação em Armamento (OCCAr), definiu o novo objetivo de 41 aeronaves até 2029.

1+ Thousand A400m Atlas Royalty-Free Images, Stock Photos & Pictures |  Shutterstock

A ampliação visa atender às necessidades crescentes da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE) e garantir a continuidade das linhas de montagem da Airbus. Quatro aeronaves adicionais serão destinadas ao Grupo Aéreo Misto 56 “Vaucluse”, do Serviço de Ação da Direção Geral de Segurança Externa (DGSE), que substituirá seus C-130H Hercules.

Essas versões do A400M incluirão o sistema optrônico L3Harris MX-20 EO/IR, capaz de capturar imagens diurnas e noturnas de alta resolução, designar alvos por laser e transmitir dados em tempo real via satélite.

Com a incorporação das novas aeronaves, a AAE reduzirá gradualmente o número de C-130H modernizados, mantendo apenas seis unidades em serviço. O Estado-Maior francês já decidiu antecipar a aposentadoria deste modelo, encerrando o programa de modernização previsto para 14 aeronaves.

O Comando da Força Aérea estima que a frota ampliada de A400M permitirá à França manter uma capacidade de transporte estratégico e tático suficiente para missões de mobilização no exterior e resposta a emergências, consolidando o papel do “Atlas” como principal vetor logístico da aviação militar francesa.

Airbus lands Anglo-French A400M support deal | News | Flight Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *