O Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, realizará uma visita oficial à Turquia entre 25 de outubro e 3 de novembro, com passagens por Ancara e Istambul, segundo informações divulgadas.
A viagem ocorre em meio ao fortalecimento das relações de defesa entre Brasil e Turquia, após a inclusão de empresas turcas na licitação brasileira para veículos de combate de infantaria (IFV) e carros de combate leve e a assinatura de um acordo de cooperação em defesa.
Durante a visita, o general Ribeiro Paiva deverá se reunir com autoridades militares e representantes da indústria de defesa turca. As cidades de Ancara e Istambul concentram os principais escritórios de design e instalações de produção do setor no país.

Carro de Combate leve Tulpar
Nos últimos meses, a cooperação bilateral registrou avanços em diversas frentes. O veículo blindado TULPAR , da Otokar, é um dos finalistas na licitação brasileira. Também estão em andamento discussões sobre a possível exportação da aeronave de transporte Embraer KC-390 para a Turquia.
Outros marcos recentes incluem a seleção do motor a jato KTJ-3200, da Kale Jet Engines, para equipar o míssil antinavio brasileiro MANSUP-ER, a exportação da metralhadora CANiK M2 QCB de 12,7 mm e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Embraer e a TUSAŞ para cooperação em aeronaves da série E2.