Suécia encomenda lanchas Watercat M9 da Marine Alutech

A Administração de Material de Defesa da Suécia contratou a construtora finlandesa Marine Alutech para fornecer 20 embarcações para os batalhões anfíbios do país, substituindo barcos anteriormente transferidos para a Ucrânia. O contrato, assinado em 2025, tem valor de 130 milhões de coroas suecas (US$ 14 milhões) e prevê entregas até 2028.

O primeiro barco será entregue como pré-série, seguido pelas demais unidades. As embarcações, da variante Watercat M9, substituirão o modelo Watercat M8, mantendo a capacidade operacional dos batalhões.

Watercat M9 |

Segundo Agnes Moberg, gerente de projetos da área de operações marítimas da Administração de Material de Defesa, a aquisição busca melhorar a segurança marítima e atender às necessidades dos novos batalhões anfíbios. O contrato ocorre após a encomenda, em julho, de 22 unidades do Combat Boat 90 (CB90) Next Generation da Saab, avaliadas em 900 milhões de coroas suecas (US$ 94 milhões).

Os Watercat M9 serão usados para transportar pessoal e equipamentos entre áreas operacionais e bases dos batalhões. A embarcação pode transportar até oito soldados mais dois tripulantes ou cargas menores. Com calado de aproximadamente 40 centímetros, o M9 opera em águas rasas de menos de 1 metro, incluindo rios e praias costeiras. Um motor a diesel com jato d’água permite velocidade de serviço superior a 30 nós (55,5 km/h) com carga máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *