Níger apresenta drone turco Aksungur para reforçar defesa e ataque aéreo

VÍDEO: Primeiro voo do MALE turco Anka-Aksungur – Cavok Brasil

O Ministério da Defesa Nacional do Níger apresentou oficialmente o drone de fabricação turca Aksungur durante uma cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Niamey. O evento, conduzido pelo ministro de Estado da Defesa, general Salifou Mody, marcou a entrada do sistema aéreo não tripulado na frota do país para missões de vigilância, defesa de fronteira e ataques de precisão.

Desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ), o Aksungur pertence à categoria MALE (Média Altitude e Longa Resistência). A aeronave, com peso aproximado de três toneladas, pode transportar até 750 quilos de armamentos e permanecer em voo por mais de 40 horas. Entre as munições integradas estão bombas guiadas por laser e GPS da série TEBER, munições MAM-C e MAM-L, mísseis antitanque L-UMTAS e foguetes guiados Cirit.

O drone foi adquirido pelo Níger em 2025, com militares nigerinos treinados na Turquia para sua operação. Ele se soma ao Bayraktar TB2, já em uso no país, e à futura incorporação do avião de ataque leve HÜRKUŞ-C.

Imagens recentes mostraram o Aksungur equipado com uma bomba inteligente guiada ainda não confirmada oficialmente pelas autoridades turcas. Testes recentes também validaram a integração da bomba assistida por asa KGK-SİHA-82 e da variante de longo alcance TEBER-82.

Com o novo sistema, o Níger amplia sua capacidade de vigilância e ataque contra grupos armados que atuam em regiões de difícil acesso no Sahel, reforçando sua estratégia de modernização militar em meio ao cenário de instabilidade regional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *