O Departamento de Guerra dos EUA concedeu à Northrop Grumman Systems Corp. um contrato de preço fixo firme de US$ 18.851.235 em 26 de setembro de 2025 para a produção de cartuchos de munição antitanque dispersíveis lançados por veículo M136. O contrato (W15QKN-25-C-0031) é gerido pelo Army Contracting Command em Newark, Nova Jersey, e prevê entrega completa até setembro de 2027.

Os cartuchos M136 são parte do sistema de minas Volcano, plataforma montada em veículo ou helicóptero capaz de lançar minas antitanque dispersíveis em campos com centenas de metros de comprimento. Os cartuchos são modulares e compatíveis com plataformas como Humvee, Bradley e helicópteros Black Hawk. As minas lançadas se autoorientam, armam em segundos e possuem temporizadores de autodestruição integrados.
![Volcano Scattered Mine Delivery System in Poland [VIDEO]](https://cdn.defence24.pl/2020/03/10/1920xpx/q6z139-volcano.jpg)
O contrato é financiado pela linha Building Partner Capacity (BPC) do Ano Fiscal 2024 e descreve produção em mais de 30 locais industriais nos Estados Unidos, incluindo Minnesota, Texas, Pensilvânia e Wisconsin. A aquisição destina-se à fabricação e entrega dos cartuchos, além de repor estoques estratégicos.
Desenvolvido no fim da Guerra Fria, o sistema Volcano passou por modernizações para melhorar confiabilidade, automação e segurança. Seu emprego foi documentado em exercícios na Europa no âmbito da presença avançada da OTAN e em cenários de planejamento defensivo na Península Coreana. Sistemas comparáveis citados em relatórios incluem o alemão Minenverlegesystem 85 e o russo GMZ-3.
No texto do contrato e em comunicações oficiais, o uso dos cartuchos M136 é apresentado como componente de capacidades móveis de negação de terreno, empregadas para bloquear avanços blindados, interromper corredores de mobilidade inimigos ou proteger flancos, em apoio a operações de manobra de forças dos EUA e aliados.



