A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) anunciou em 25 de setembro a conclusão do desenvolvimento do Sistema Coreano de Lançamento Vertical II (KVLS-II), em cerimônia realizada na fábrica Changwon 2 da Hanwha Aerospace.
O evento contou com representantes da DAPA, do Quartel-General da Marinha da República da Coreia, da Agência para o Desenvolvimento da Defesa (ADD), da Agência de Defesa para Tecnologia e Qualidade (DTAQ) e do Instituto de Pesquisa em Tecnologia de Aquisição Rápida de Defesa (DRATRI). O projeto, iniciado no final de 2020, teve duração de cinco anos e recebeu investimento de aproximadamente 71 bilhões de wons.
O KVLS-II foi desenvolvido pela Hanwha Aerospace, com suporte técnico da ADD, e é capaz de lançar diferentes tipos de mísseis a partir de uma única célula, graças ao conceito de integração “qualquer célula, qualquer míssil”. O sistema também incorpora redundância de funções para manter a operação em caso de falhas.
A nova versão apresenta melhorias de tamanho e desempenho em relação ao KVLS original, permitindo suportar altas temperaturas e pressões durante o lançamento de mísseis mais potentes.
O KVLS-II será instalado inicialmente nos contratorpedeiros Aegis KDX-III Batch-II, já entregues à Marinha da Coreia do Sul, e no futuro integrará os contratorpedeiros de próxima geração KDDX.