A Agência de Armamentos da Polônia assinou em 24 de setembro, em Zegrze, um contrato com a Planta de Aviação Militar nº 1 (WZŁ-1) para o fornecimento de 56 centros de comunicação móvel (MCCs), destinados a apoiar a segunda fase do programa de defesa aérea e antimísseis Wisła.
As entregas estão previstas para ocorrer entre 2027 e 2030. Os MCCs serão construídos sobre o chassi de caminhão Jelcz P112.57 10×10 e equipados com antenas. Desenvolvidos pela indústria polonesa, os sistemas empregam tecnologias nacionais.
Segundo a Agência de Armamentos, os centros terão a função de garantir comunicação entre os diferentes componentes do sistema Wisła, como lançadores, radares e cabines de comando do IBCS, além de manter conectividade com os sistemas de comando nacionais de nível superior.
O programa Wisła busca integrar as capacidades de defesa aérea e antimísseis da Polônia em uma rede única. Na primeira fase, avaliada em aproximadamente US$ 4,75 bilhões, o país adquiriu duas divisões de sistemas Patriot PAC-3+ (duas baterias cada), integradas ao sistema de comando e controle IBCS. A segunda fase prevê a compra de três divisões adicionais, equivalentes a seis baterias de sistemas Patriot.




