Exército Britânico testa variante SHORAD do blindado 4×4 Foxhound com sistema modular para defesa aérea e combate antidrone

A Moog e a General Dynamics Land Systems UK (GDLS UK) apresentaram no evento DSEI 2025 uma nova versão de Defesa Aérea de Curto Alcance (SHORAD) do veículo de patrulha protegido Foxhound 4×4 do Exército Britânico.

O veículo foi adaptado para integrar o sistema de torre modular RIwP, já utilizado pelo Exército dos EUA em funções SHORAD e de combate a sistemas aéreos não tripulados (C-UAS). A versão demonstrada incluía mísseis HVM/LMM, um canhão de 30 x 113 mm, uma metralhadora de 7,62 mm e um sensor eletro-óptico.

British Foxhound transforms into mobile air defense platform

Segundo as empresas, o projeto foi concluído em poucas semanas nas instalações da GDLS UK em Merthyr Tydfil. O Foxhound, em serviço há mais de uma década no Exército Britânico, mantém a modularidade e pode ser empregado em diferentes funções além do SHORAD, incluindo missões anti-UAS e de combate próximo.

A GDLS UK e a Moog destacaram que a integração de tecnologias já em uso no Reino Unido permite acelerar a entrada em serviço de novas capacidades e reforça a autonomia industrial britânica no setor de defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *