Reino Unido comissiona o sexto submarino nuclear da classe Astute, HMS Agamemnon

O HMS Agamemnon, sexto submarino de ataque com propulsão nuclear da classe Astute, foi comissionado em 22 de setembro de 2025 no estaleiro da BAE Systems em Barrow-in-Furness, durante cerimônia presidida pelo Rei Carlos III. No mesmo dia, foi iniciado o corte de aço para o HMS King George VI, quarto submarino da classe Dreadnought.

O Agamemnon teve o aço cortado em julho de 2013, foi nomeado oficialmente em abril de 2024 e lançado em outubro do mesmo ano. O comissionamento encerra mais de 12 anos de construção, que enfrentou atrasos devido à pandemia, alocação de recursos para o programa Dreadnought e complexidade técnica do projeto. O submarino permanecerá em Barrow para testes finais, incluindo ensaios de bacia e integração de sistemas, antes de iniciar operações no mar e ser transferido para a Base Naval HM Clyde.

Royal Navy's Astute-class nuclear-powered attack submarine HMS Agamemnon (S-124), ID tentative. : r/submarines

Com aproximadamente 97 metros de comprimento e deslocamento de 7.400 toneladas, o HMS Agamemnon é movido por um reator de água pressurizada Rolls-Royce PWR2, projetado para operar toda a vida útil do barco sem reabastecimento. O sistema de combate inclui sonar Thales 2076, mastros optrônicos CM010 e seis tubos de torpedo de 533 mm, com capacidade para até 38 armas, incluindo torpedos Spearfish e mísseis de cruzeiro Tomahawk Block V, com alcance de ataque estimado em 1.600 km. A tripulação é composta por cerca de 98 pessoas, com espaço para pessoal adicional.

A classe Astute realiza missões de escolta do sistema de dissuasão contínua, apoio a grupos de ataque de porta-aviões, proteção de infraestrutura submarina, coleta de informações e implantação de forças especiais. A introdução do Agamemnon deve aumentar a disponibilidade operacional da frota, atualmente afetada por cronogramas prolongados de manutenção de outros submarinos da classe.

O evento de comissionamento também marcou o primeiro corte de aço do HMS King George VI, quarto submarino da classe Dreadnought, que substituirá a classe Vanguard na década de 2030 para manter a dissuasão nuclear britânica. Na mesma ocasião, a cidade de Barrow recebeu oficialmente o status de Porto Real, reconhecendo seu papel histórico na construção de submarinos nucleares. Em 2024, o setor nuclear de defesa em Barrow empregava mais de 13.500 pessoas, com expectativa de crescimento durante a construção dos Dreadnought.

O HMS Agamemnon representa a penúltima unidade da classe Astute, que contará com sete barcos, sendo a última unidade, renomeada HMS Achilles, prevista para entrar em serviço entre 2028 e 2029. O comissionamento conecta a frota atual à estratégia de longo prazo da Marinha Real, incluindo a futura integração de submarinos do programa trilateral SSN-AUKUS no final da década de 2030.

Naval Analyses: INFOGRAPHICS #5: Astute class nuclear powered attack submarines of the Royal Navy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *