Lituânia apresenta primeiro veículo blindado MRAP produzido no país

A empresa lituana Aurida Engineering concluiu a produção do TAURUS 4-1 4×4, o primeiro veículo blindado resistente a minas (MRAP) construído  no país, informou a emissora LRT nesta semana. O protótipo foi fabricado em cinco meses na cidade de Panevėžys.

O veículo tem peso de 14 toneladas e custo de cerca de € 500 mil por unidade. Segundo a empresa, a fábrica tem capacidade para produzir até 120 exemplares por ano e oferecer manutenção técnica. O modelo foi apresentado pela primeira vez em setembro de 2025, na feira internacional de defesa MSPO, na Polônia.

Apresentação do veículo blindado TAURUS 4-1 4×4. Créditos das fotos: Associação Lituana da Indústria de Defesa e Segurança

O TAURUS 4-1 utiliza componentes comerciais adaptados, incluindo motor Cummins de 6,7 litros com até 480 cavalos de potência, transmissão ZF e eixos Axle e Meritor. Cerca de 80% da produção, incluindo usinagem, casco em aço blindado e montagem final, é realizada na Lituânia.

O blindado atende ao padrão STANAG 4569 Nível 3, com proteção contra projéteis perfurantes de 7,62 x 51 mm e resistência a minas antitanque de até 8 kg de TNT . O veículo transporta sete militares e pode receber um estação de armas remota.

Apresentação do veículo blindado TAURUS 4-1 4×4 na MSPO. Créditos das fotos: Associação Lituana da Indústria de Defesa e Segurança

O design é baseado no veículo sul-africano Marauder, da Paramount, adaptado em cooperação com parceiros sul-africanos para atender requisitos locais, incluindo proteção contra ameaças químicas, biológicas e radiológicas. A Aurida planeja expandir a linha para novas variantes 4×4 com maior proteção, além de modelos 6×6 e 8×8.

De acordo com a direção da empresa, já há negociações com países da OTAN e europeus interessados no blindado, enquanto a demanda interna permanece em avaliação.

Apresentação do veículo blindado TAURUS 4-1 4×4. Créditos das fotos: Associação Lituana da Indústria de Defesa e Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *