O governo da Espanha autorizou a contratação da Navantia para o projeto e construção de dois novos navios de patrulha offshore da classe Meteoro conhecido como Buques de Acción Marítima (BAM), em um contrato avaliado em 716 milhões de euros (US$ 847 milhões).
As novas unidades irão se somar às seis já em operação na Marinha Espanhola, reforçando as capacidades de vigilância, segurança marítima e presença naval do país, além de manter a prontidão operacional da Fuerza de Acción Marítima (FAM).
Modernizações e melhorias
Os novos BAM serão construídos com um sistema de combate atualizado, um gerenciamento de plataforma integrado de última geração e sistemas de comunicação e navegação avançados. Também contarão com:
-
integração de veículos não tripulados,
-
medidas reforçadas de cibersegurança,
-
novos espaços de trabalho e instalações médicas,
-
acomodações ampliadas para melhorar a qualidade de vida da tripulação.
Essas modernizações buscam tanto aumentar a eficácia em operações de segurança marítima quanto oferecer melhores condições de habitabilidade para os militares a bordo.
Produção e cronograma
Os trabalhos de engenharia terão início logo após a assinatura do contrato, com a construção programada para começar no primeiro semestre de 2027. A fabricação será realizada no estaleiro da Navantia em Puerto Real, equipado com tecnologias avançadas e processos altamente automatizados.
A empresa também utilizará as ferramentas digitais do programa ELCANO, desenvolvido com base em soluções da Siemens, para otimizar o design e a integração dos novos sistemas.