Rafael e Hyundai Rotem firmam acordo para integrar sistema Trophy no K2 sul-coreano

K2 Black Panther Archives - The National Interest

A israelense Rafael Advanced Defense Systems e a sul-coreana Hyundai Rotem anunciaram uma parceria estratégica para integrar, produzir e fornecer suporte ao sistema de proteção ativa Trophy no tanque de batalha principal K2 Black Panther, além de futuras plataformas blindadas da Coreia do Sul. O anúncio foi feito durante a Exposição Internacional de Defesa MSPO 2025, realizada em Kielce, Polônia.

A cooperação marca a primeira vez que o K2 será equipado com um sistema de proteção ativa, refletindo a tendência global de ampliar a sobrevivência de carros de combate diante da crescente ameaça de mísseis guiados antitanque e munições inteligentes. O acordo também inclui a versão K2PL destinada à Polônia, que firmou contrato para a aquisição de 180 tanques como parte de seu amplo programa de modernização militar.

r/aviation - HOW THE TROPHY ACTIVE PROTECTION SYSTEM WORKS The Trophy system tracks the missile 1 and determines its trajectory 2 Radar detects incoming missile 3 Rotating launcher fires projectiles to destroy the missile K УТO

Em comunicado conjunto, as empresas destacaram que a iniciativa “reflete o compromisso mútuo de fornecer capacidades de proteção ativa de última geração adaptadas às forças terrestres coreanas, ao mesmo tempo em que buscam oportunidades de codesenvolvimento, produção local e exportação”.

O Trophy já é considerado referência no segmento de proteção ativa, sendo empregado em plataformas como o Merkava e o Namer de Israel, o Abrams norte-americano, o Challenger britânico e o Leopard 2 alemão. A Rafael ressalta que o sistema é “o único APS totalmente integrado em campo pela OTAN”, com histórico comprovado de interceptação de ameaças em cenários reais de combate.

 

O anúncio ocorre em um momento de intensa atividade geopolítica no cenário de defesa. A assinatura do acordo coincidiu com a realização da cúpula entre China, Rússia e Coreia do Norte, além de acontecer um dia após o desfile militar chinês. A parceria também antecede a feira britânica DSEI 2025, que contará com forte presença da indústria israelense, embora sem a participação oficial do governo de Israel, após os organizadores proibirem representantes estatais devido às críticas internacionais relacionadas à guerra em Gaza.

Ao consolidar a integração do Trophy no K2, Seul não apenas fortalece a proteção de sua principal plataforma blindada, como também amplia o potencial de exportação do tanque, especialmente em mercados que buscam soluções de ponta contra ameaças anticarro modernas. O movimento ainda reforça os laços estratégicos entre as indústrias de defesa de Israel e Coreia do Sul, projetando novas oportunidades de cooperação tecnológica e comercial em um cenário global cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *