Rheinmetall apresentará Skyranger 35 sobre o chassi do KF41 Lynx no DSEI UK 2025

A Rheinmetall anunciou a mais recente evolução de seu sistema de defesa aérea móvel, o Skyranger 35, agora integrado ao chassi do veiculo blindado  Rheinmetall KF41 Lynx, que será oficialmente revelado durante a exposição DSEI UK 2025, na próxima semana.

Após versões anteriores do Skyranger 35 terem sido adaptadas para o Boxer 8×8, o Leopard 2 MBT e o Leopard 1 MBT, a fabricante alemã dá um passo significativo ao levar o sistema para a plataforma sobre lagarta de nova geração. A configuração do Lynx não apenas amplia a mobilidade do sistema em terrenos difíceis, mas também reforça a sinergia entre veículos blindados modernos e sistemas de defesa aérea de curta distância.

 

O desenvolvimento desta variante sobre o KF41 Lynx começou em 2024, quando foi assinado um acordo com a Hungria, primeiro cliente de exportação  e parceiro de produção do Lynx. A cooperação inclui produção local e adaptação do sistema às necessidades específicas das forças armadas húngaras.

Entre as novidades da nova configuração, destaca-se a reformulação do conjunto de sensores, incorporando o radar AMMR 2.0 S-band AESA, capaz de detecção e rastreio aprimorados de alvos aéreos de pequeno porte. Apesar do redesenho da torre, o Skyranger 35 mantém o canhão de 35 mm Oerlikon KDA com cadência de tiro de até 1.000 disparos por minuto, focando no uso da munição de rajada AHEAD. Cada disparo da munição AHEAD libera 152 projéteis programáveis que se espalham de forma cônica, aumentando significativamente a probabilidade de interceptação de aeronaves e drones.

A Rheinmetall vai apresentar o veículo de defesa aérea de curto alcance Lynx Skyranger 35 na DSEI Defence Expo, em Londres. [Álbum] : r/TankPorn

Curiosamente, a versão sobre o Lynx não incorpora lançadores de mísseis MANPADS, mantendo a abordagem baseada apenas em canhão para defesa aérea de curta distância. Essa escolha ressalta o foco da Rheinmetall em sistemas de tiro rápido e precisão balística programada, complementando outras camadas de defesa aérea existentes.

Com o Skyranger 35 sobre o KF41 Lynx, a Rheinmetall reforça sua estratégia de integrar sistemas de defesa aérea diretamente a plataformas blindadas de última geração, oferecendo aos exércitos maior flexibilidade tática, mobilidade e capacidade de resposta rápida a ameaças aéreas em cenários de combate moderno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *