Dinamarca recebe primeiros blindados Patria 6×6 no âmbito do programa europeu CAVS

A Dinamarca recebeu, em 1º de setembro de 2025, os dois primeiros veículos blindados de transporte de pessoal Patria 6×6, entregues ao Quartel de Almegårds, na ilha de Bornholm. A chegada dos blindados finlandeses marca o início oficial da integração dinamarquesa ao programa multinacional Common Armoured Vehicle System (CAVS), do qual o país tornou-se membro em julho deste ano. Ao todo, Copenhague encomendou 129 unidades, que deverão ser entregues em larga escala a partir de 2026.

O contrato, avaliado em cerca de 1,9 bilhão de coroas dinamarquesas (€ 247 milhões), é financiado pelo Accelerationsfonden, fundo de modernização militar do governo. O objetivo é equipar as forças terrestres com uma plataforma modular, interoperável e adaptável às necessidades operacionais da OTAN e da União Europeia.

O programa CAVS, lançado em 2019 e liderado pela Finlândia, já conta com a participação de Letônia, Suécia, Alemanha e Dinamarca, mantendo-se aberto a outros países europeus interessados em soluções comuns de mobilidade blindada. Até agora, mais de 850 veículos foram encomendados e 200 já entregues aos países-membros.

First locally produced Patria 6x6 armoured personnel carrier handed over to the Latvian National Armed Forces - EDR Magazine

Capacidades técnicas e operacionais

Designado também como XA-300, o Patria 6×6 é fruto da experiência acumulada pela indústria finlandesa em blindados sobre rodas. Apresentado na Eurosatory 2018, combina simplicidade de operação, robustez e flexibilidade. O veículo é movido por um motor diesel Scania DC09 de 294 kW, capaz de alcançar velocidade superior a 100 km/h em estrada, até 8 km/h em ambiente anfíbio e possui autonomia de 700 km.

Danish Armed Forces Receives First Patria 6x6 Armored Personnel Carriers

Sua configuração permite transportar até dez soldados equipados, além de uma tripulação de dois ou três militares, sustentando operações de até 72 horas. O blindado possui proteção conforme o padrão STANAG 4569 nível K2/M2a/b, podendo ser atualizado para níveis superiores. Entre os armamentos compatíveis estão metralhadoras, canhões automáticos de 25 mm ou 30 mm, além do morteiro Patria NEMO de 120 mm.

A Dinamarca prevê o emprego do 6×6 em funções que vão desde transporte de tropas até evacuação médica, passando por comando tático, comunicações e guerra eletrônica. Inicialmente, os veículos serão alocados em um batalhão de infantaria leve e em uma brigada pesada.

Patria 6X6: Multifunctional transport capacity far into the future | Patria

Dimensão estratégica europeia

O programa CAVS é visto em Bruxelas como um exemplo de padronização em compras militares no continente. Em novembro de 2024, a Comissão Europeia destinou € 60 milhões pelo EDIRPA para apoiar a iniciativa, com foco na redução da fragmentação do mercado de defesa, no fortalecimento da autonomia estratégica da Europa e na limitação da dependência de fornecedores externos.

Patria delivers first armoured personnel carriers to the Danish Armed Forces. (Photo by Forsvarsministeriet/Danish MoD)

Além de reforçar capacidades militares, o projeto estimula a cooperação industrial. Na Letônia, os Patria 6×6 são montados localmente em Valmiera, enquanto na Alemanha há parcerias com empresas como DSL, FFG e JWT. A expectativa é que Copenhague siga caminho semelhante, aproveitando o programa para fortalecer sua indústria de defesa.

Com a entrada em operação dos primeiros blindados, a Dinamarca dá um passo significativo na modernização de suas forças terrestres e reforça sua integração a um dos mais relevantes programas cooperativos de defesa europeus da atualidade.

Finlândia adquire três veículos Patria 6×6 de pré-série – Defesa Aérea & Naval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *