Rússia inicia integração do motor PD-8 na aeronave anfíbia Beriev Be-200.

Rostec continues working in the PD-8 engine and it may power the Beriev BE- 200 – Aviacionline

A Rússia iniciou a integração do novo motor turbofan PD‑8 no avião anfíbio Beriev Be‑200 Altair, com o objetivo de ampliar as capacidades multimissão da aeronave e assegurar plena independência tecnológica. A adaptação está sendo conduzida pelo Bureau de Design Beriev em colaboração com a United Engine Corporation (UEC), ambos integrantes da estatal Rostec.

Desenvolvido a partir do PD‑14, o PD‑8 é um turbofan de alto bypass com empuxo de aproximadamente 78 kN, projetado inicialmente para equipar o jato regional Yakovlev SJ‑100 (Superjet‑Novo). Os primeiros protótipos foram produzidos em 2021, com testes em solo concluídos em meados de 2022. Em dezembro do mesmo ano, o PD‑8 iniciou voos de teste em um laboratório voador Il‑76LL. A certificação está em fase final e prevista para setembro de 2025, com início da produção seriada logo após, estimando-se 30 motores por ano a partir de 2026. As primeiras entregas devem ocorrer ainda em 2025.

Os testes em aeronaves já começaram: em março de 2025, um SJ‑100 modificado voou por 40 minutos atingindo 10.000 pés e cerca de 500 km/h; em abril, outro voo alcançou 37.000 pés após três horas de ensaios, incluindo partidas e paradas em voo.

Jato que foi rival da Embraer voa com motores russos - Airway

O Be‑200, consolidado em missões de combate a incêndios — com capacidade para 12 toneladas de água —, patrulha marítima, busca e salvamento, transporte de carga e passageiros, até então dependia dos motores Progress D‑436TP produzidos na Ucrânia. A continuidade desse fornecimento tornou-se inviável após 2014 devido a sanções e tensões políticas.

A substituição pelos motores PD‑8 é estratégica, pois são 100% construídos com componentes e materiais russos, incluindo ligas avançadas e sistemas eletrônicos de última geração. O motor é mais eficiente no consumo de combustível, confiável e de manutenção simplificada. Para a adaptação ao Be‑200, estão sendo realizadas modificações estruturais nos naceles e pylons, ajustes nos sistemas de controle FADEC e revalidação das condições operacionais em solo e voo, respeitando os requisitos de certificação.

Work begins to adapt new PD-8 engine to Be-200 firefighting amphibian | Flight Global

As autoridades russas confirmaram que os trabalhos de adaptação já começaram e que os testes de voo serão realizados assim que a fase inicial de integração em solo for concluída. A produção seriada dos motores, prevista para este ano, dará suporte tanto ao SJ‑100 quanto ao Be‑200.

A modernização do Be‑200 com o PD‑8 trará benefícios estratégicos, reduzindo drasticamente a dependência de motores ucranianos, fortalecendo a cadeia produtiva doméstica e ampliando o potencial de exportação da aeronave para países que necessitam de plataformas anfíbias robustas para combate a incêndios, patrulha marítima e operações emergenciais. Esse programa marca um passo importante na substituição de importações sensíveis por tecnologias nacionais, aumentando a autonomia russa em missões críticas e a competitividade no mercado global de aeronaves multirole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *