Marinha do Paquistão Pretende Equipar Submarinos Convencionais com Armas Nucleares

 A opção de equipar submarinos convencionais com armas nucleares visa combater  frota nuclear indiana

Por  Ronit Bisht via Defence. In

Em uma entrevista recente, o ex-comodoro Marinha Paquistanesa, Sajid Mehmood Shehzad,  revelou a estratégia do país para a guerra submarina e a dissuasão nuclear. Segundo ele, o Paquistão não pretende desenvolver submarinos de propulsão nuclear, pois acredita que submarinos convencionais equipados com armas nucleares táticas são igualmente eficazes.

Míssil de cruzeiro Babur, disparado de uma plataforma submarina

Essa estratégia gira em torno do SLCM (Submarine-Launched Cruise Missile) Babur (com alcance que pode variar de 450 km a 900 km dependendo da versão), capaz de transportar ogivas nucleares. Ao implantar esses mísseis em sua frota atual de submarinos convencionais, o Paquistão manteria uma dissuasão nuclear confiável sem o peso financeiro e tecnológico de submarinos nucleares.

Shehzad também criticou a busca da Índia por submarinos nucleares, considerando-a uma despesa desnecessária diante da pobreza generalizada do país. Além disso, ele argumentou que a falta de bases navais globais da Índia limita o alcance operacional de sua frota de submarinos.

Essa declaração oferece uma visão sobre a doutrina naval do Paquistão, que prioriza soluções de baixo custo para manter uma dissuasão nuclear confiável contra seu rival regional. Atualmente, o Paquistão opera submarinos de ataque convencionais, incluindo o francês Agosta e a classe chinesa Hangor .

 

O comodoro Dr. Sajid Mahmood Shahzad tem uma trajetória respeitável, tendo se juntado à Marinha do Paquistão em 1981 e sido comissionado em 1985. Ele é especializado em artilharia e possui títulos de PhD em Relações Internacionais pela Punjab University.

Comodoro : Graduação na marinha de guerra inglesa e de outras nações, acima de capitão de mar e guerra e abaixo de contra-almirante.

Um comentário em “Marinha do Paquistão Pretende Equipar Submarinos Convencionais com Armas Nucleares

  1. Ótimo tema para repensar algumas escolhas… ainda mais se as pretensões não envolvem os diferenciais que os submarinos com propulsão nuclear oferecem. Faz sentido.

Comentários não permitidos.