Defesa & Geopolítica

Ex-ministra alemã questiona politização da Justiça no Brasil

Posted by

Em evento em Berlim com a presença de Dilma, Herta Däubler-Gmelin, que comandou Ministério alemão da Justiça, reforça necessidade de independência do Judiciário e afirma que nenhum país do mundo está livre da corrupção.

Däubler-Gmelin: “Na Alemanha, também há casos de corrupção, mas são individuais e rapidamente investigados e punidos”

Em um debate sobre o Brasil na Universidade Livre de Berlim, que contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, a ex-ministra alemã da Justiça Herta Däubler-Gmelin abordou nesta terça-feira (14/11) o papel da Justiça no combate à corrupção no Brasil, questionando uma politização da instituição.

“No Brasil, existem leis para combater a corrupção. Mas a transparência também é necessária para isso, além de uma imprensa independente, pluralista e controlada. Por fim, a Justiça precisa ser independente, precisa se posicionar contra qualquer suspeita de corrupção”, afirmou Däubler-Gmelin.

A advogada, que esteve à frente do Ministério da Justiça alemão entre 1998 e 2002, destacou os impactos da corrupção, que, segundo ela, encarece investimentos e desvia recursos necessários para manutenção da sociedade. Ela afirmou que nenhum país do mundo está livre do problema.

“Na Alemanha, também há casos de corrupção, mas são individuais e costumam ser tratados como escândalos públicos. São rapidamente investigados e punidos. A Justiça age com muito cuidado e independentemente”, afirmou Däubler-Gmelin, que foi deputada federal por mais de 30 anos pelo Partido Social-Democrata (SPD) e hoje é professora na Universidade Livre de Berlim.

Däubler-Gmelin afirmou que o sucesso do combate à corrupção exige o desejo claro da sociedade e de governos de que a prática não seja tolerada. Ela elogiou as medidas anticorrupção dos governos petistas.

“Não se combate corrupção sem vontade política”, disse Dilma em Berlim

Em sua fala no evento em Berlim, Dilma também destacou as medidas anticorrupção promovidas pelos governos do PT – como a Lei da Transparência, que obriga estados, municípios e União a divulgar seus gastos, e a Lei das Organizações Criminosas, que abrange também crimes de corrupção.

“Não se combate corrupção sem vontade política, instituições e leis”, disse a ex-presidente. “Fortalecemos a Polícia Federal e nossa relação com o Ministério Público. Aceitamos que o órgão indicasse por eleição os nomes para Procurador-Geral da República (PGR) e escolhíamos o mais votado. Essa questão é hoje controversa”, completou Dilma, aproveitando para alfinetar Michel Temer.

Em meados deste ano, o presidente quebrou a tradição petista ao nomear para assumir o comando da Procuradoria-Geral a segunda colocada em votação interna feita pelo Ministério Público, Raquel Dodge.

Parlamentarismo e autoritarismo

Em meio à instabilidade política no Brasil, alguns questionam se o parlamentarismo não seria a solução para o país. Em Berlim, Dilma defendeu o presidencialismo como sistema político ideal para o Brasil.

“Nós não podemos ser parlamentaristas porque as oligarquias regionais têm um grande poder quanto se trata do voto regionalizado. No Brasil, sempre haverá um governo federal, exceto golpista, mais progressista do que seu parlamento”, afirmou.

Enquanto alguns veem no parlamentarismo a solução, outros vislumbram uma volta do autoritarismo ao apoiarem o pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Dilma disse não acreditar que o político represente a volta da força militar. “Não acho que as Forças Armadas dão guarida ao tipo de política de Bolsonaro.”

Quanto ao PT nas eleições de 2018, Dilma disse que o partido não pode abrir mão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que lutará para isso. “O Lula tem que ser o candidato, não vamos buscar alternativa.”

Condenação de Lula

No evento em Berlim, Däubler-Gmelin questionou o processo que levou à condenação de Lula. “Há, com certeza, dúvidas sobre a imparcialidade do processo e a independência da Justiça”, afirmou e ex-ministra alemã.

Em julho deste ano, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá.

“O caso [de Lula] mostra como pode ser prejudicial quando a Justiça emprega a politização e não métodos jurídicos do Estado de Direito, e se preocupa mais em derrubar adversários políticos para proteger o seu interesse de poder”, afirmou Däubler-Gmelin.

O evento sobre a situação política e judiciária brasileira que reuniu Dilma e ex-ministra alemã foi organizado pela Fundação Friedrich Ebert, ligado ao Partido Social-Democrata (SPD), e pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim.

Além de estudantes, brasileiros de várias cidades da Alemanha foram à capital para assistir à palestra da ex-presidente. As inscrições para o evento se esgotaram três dias após a sua divulgação.

Fonte: DW

 

 

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

 

 

29 Comments

  1. Pingback: Ex-ministra alemã questiona politização da Justiça no Brasil | DFNS.net em Português

  2. Essa ministra alemã calada é uma poetisa! Seu discurso mostra profunda ignorância e desrespeito ao judiciário brasileiro. Para piorar ela clama por um judiciário “despolitizado” mas em um gesto da mais profunda hipocrisia vem questionar a sentença condenatória de Sérgio Moro em desfavor do Aiatolá do ABC usando basicamente de argumentos políticos e não jurídicos. E a cereja do bolo de vigarice e desonestidade foi a presença da “mulher sapiens” desfilando sua indigência intelectual…😉

    • Sem contar a pérola da “mídia independente e controlada”. O duplipensar dessa gente nunca falha em surpreender…

    • Desrespeito ao Judiciario Brasileiro kkkkkkkkkkkki,que Judiciario,essa milicinha nazi-fascista de agora kkkkkkkk que democracia heim kkkkkkk
      Viva o exterminio direcionado ual Hitler sentiria inveja kikkkkkk

      • Tá revoltadinho porque o Moro condenou o seu Aiatolá e a sentença provavelmente será confirmada pelo TRF4?😉

        • Conta outra estorinha nazistinha,por mim todos sem exceção alguma deveriam serem levados a tribunal popular e executados em praça publica. Todos sem exceção de nenhum são traidores,bandidos e ladrões,inclusive tua casta imunda traidora vendida e sonegadora,que pensa poder sobreviver as custas do miseravel Brasileiro !
          Muda o disco anciãnzinha de Sião,escandalizada diante do pupito !

  3. alem do sistema judiciario ser o mais caro do universo , ineficiente ,hoje saiu uma matéria que o auxilio peru de final de ano esta em 2000 mil reais
    so peruzinho para esses
    sim e politizado
    sim ineficiente
    sim proteje corruptos
    o judiciario brasileiro e uma caixa de pandora .
    quem realmente quer que a corrupção acabe no brasil tem que se limpar o judiciario primeiro
    sobre a operaçao lava a jato , essa ai ajudou aos interesses internacionais principalmente os estados unidos CIA
    ate o japones da federal era corrupto
    agora tem matérias mostrando a corrupçao de delaçoes com o cumpadre e a esposa do moro juiz do caso banestado envolvido onde todos tucanos gordos foram encobertados
    foi sim um ataque a soberania nacional

    • pezinho … veja como são as coisas … tem certas pessoas que não critica a Alemanha por ser um paiol do tio Sam, para este colocar em solo Alemão …. suas bombas atômicas, mas quando isso ai acontece … os cínicos de plantão, abre o seu livrinho de hipocrisia … agora os alemão são bolivarianos ..HAHAHAH..
      .
      E por falar de hipocrisia, vejam só as coisas rapaziada, como os golpistas são hipócritas …. a REDE GLOBO fala que não tem culpa pelas negociatas ( corrupção ) .. que alguns dos seus diretores corruptos … fizeram com a FIFA …POW !! …HAHAHHAH … acho que já ouvi esse argumento em algum lugar …. O presidente não tem .. ou tem culpa pelas negociatas feitas por algum diretor feito em algum lugar entre quatro paredes em alguma sala as escondidas ? ..rsrsr …interessante .. não é mesmo … uma boa pergunta para os três hipócritas da GLOBO responder ….. HAHAHAHAH .
      .
      Até parece com aquela história das pedaladas … HAHAHAHH … uns pode e outros não ? … que justiça é essa ? … só se for justiça partidária … aquelas feitas por coxinhas . 😉
      .
      Olha que esse escândalo onde a REDE GLOBO esta envolvida, é a justiça estrangeira que está envolvida … se fosse a braZileira …com certeza seria engavetada e cairia no esquecimento …como geralmente acontece quando tem TUKANOS corruptos envolvido … prescreveria… rsrsr
      .
      Quem não se lembra dos promotores da suíça ? .. se não fosse os promotores suíço envolvidos.. o Cunha estaria ai … com os seus súditos de panelas em mãos … assim como é o Aécio Neves ….. como diz um certo ” juiz ” … ISSO NÃO VEM AO CASO !

      • Só mais uma coisa… para aqueles spefxkssialista em economia ..rsrsr … a Alemanha até o momento …. é a locomotiva de economia europeia, fico imaginado se a Alemanha seguir a Inglaterra e deixar a françazinha do Macronzinho sozinha … rsrsrrs … não dava nem pro caldo … HAHAHAH …

    • Executivo,Legislativo e Judiciario foram transformados em MILICIA POLITICO-SOCIAL !

  4. Cyber Warfare Officer says:

    Alemanha sendo colonizada e escravizada e ela dando pitaco… o que a Alemanha se tornou…

    • alemanha escravisada e subjulgada ai concordo com vc,
      mas quem mandou foi o obama que destruiram a libia e a siria fazendo a primavera arabe para posteriormente mandar refugiados para os paises europeus
      agora se a alemanh foi escravisada pelos anglo sionistas
      por que nos brasileiros teremos que ser escravisados pelos mesmos anglo sionistas
      pois atras desses judiciário entragando tudo aos estados unidos esta sim os anglo sionistas e seus conglomerados
      ela esta correta , o mundo inteiro percebeu
      que no voto psdb os liberais americanofilos nao ganham eleiçao entao tem que virar golpista e com ajuda de parte desse judiciario

    • Alemanhã ocupada por nazi-fascistas Americanos.

  5. Querida carquética Alemã
    O Brasil é hoje uma narco-republica
    Executivo,Legislativo e Judiciario no Brasil,foram transformados em uma milicia politico-social bem ao estilo Hitlerista !

  6. Uma Social Democrata organizando um evento com uma petista… Engraçado demais …. Kkkkkkk

  7. Juan Diego Ganz says:

    Essa VELHA GAGÁ alemã se contradisse: diz que “… a Justiça precisa ser independente, precisa se posicionar contra qualquer suspeita de corrupção”…

    Mas quando um corrupto (Lula) foi julgado pelas corrupções praticadas, disse que o “… caso [de Lula] mostra como pode ser prejudicial quando a Justiça emprega a politização e não métodos jurídicos do Estado de Direito, e se preocupa mais em derrubar adversários políticos para proteger o seu interesse de poder”.

    Essa anciã é uma “contradição ambulante”…

    • Perfeito! A anciã alemã choraminga pela sentença do Moro mas ignora as relações promíscuas do Aiatolá do ABC com o cartel de empreiteiras e outros empresários amigos.

      • Nazista porque … Sergio Moro faz viagens semanais aos EUA heim !
        Ele vai prestar contas de toda entregação e buscar ordens né !
        Sabe cumpadre em breve tudo e todos serão julgados e nada passará em branco !

        • Peniqueiro, Sérgio Moro é um dos maiores especialistas brasileiros em lavagem de dinheiro e delitos transnacionais, tanto que auxiliou a Ministra Rosa Weber durante o julgamento do mensalão, e tendo em vista o protagonismo da Lavajato, termina por ser convidado para palestrar, inclusive nos EUA.

          Agora confessa: sua birra com o Moro é porque ele condenou seu amado Aiatolá…😉

          • Convidado semanalmente para palestrar a mesma artimanha usada por aqueles que ele acusa para se livrar e após a suposta palestrinha tem encontros secretinhos onde presta conta e recebe ordens….muito sutil é !

  8. jose luiz esposito says:

    BOM , o que esta Ministra tem com isso ? Depois o JUDICIÁRIO brasileiro peca por tudo , é o Pior do Mundo , Mais Caro e Corrupto , mas o Problema é nosso, não de Alemanha nenhuma ou qualquer outro !

  9. A Máquina Troll says:

    Todas as carreiras de estado e instituições são aparelhadas ideologicamente…Todo o judiciário é aparelhado por estas facções ditas “da direita”…todos os pedidos de abertura de processos contra os integrantes destas quadrilhas são sempre negadas ou arquivadas até prescreverem…os “condenados” são sempre postos em regime semi aberto ou prisão domiciliar até que as atenções saiam de cima deles e tudo caia no esquecimento…para os soltarem depois…tudo não passa de circo e espetáculo de pirotecnia para fazer encenação e dizer que agiram…que fizeram algo e a “justiça foi feita”…o resultado de tudo isso é o crime organizado que toma conta do pais…é o PCC infiltrado e na influencia do stf…os mais de 500 mil presidiários deste país devem estar se perguntando na cadeia: “O que é que eu estou fazendo aqui com tanto bandidão pior solto lá em Brasília?”…rs…

    José Renato Nalini sobre o auxílio moradia de R$4.300,00 para juízes :

    https://www.youtube.com/watch?v=AbrQc22CJE0

    • Voce ainda não se tocou que tudo não passa de uma milicia politico-social que apenas visa eliminar o oposto e varrer tudo o mais pra debaixo do tapete como sempre fizeram !

    • Direita que solta bandido a torto e a direito via “audiências de custodia” ?
      Que esta mais preocupada com ponto e virgula do que com o ato criminal?
      Social democracia fabiana não e direita, PSDB e um PeTê com segundo grau completo, somente isto, mas são produtos orgânicos do mesmo intestino ideológico.

      Porque você acha que socialista adora estudar dialética? Porque dialética no fundo e a arte de falar duas coisas ao mesmo tempo para enganar bobo.
      Nos tempos dos militares por exemplo enquanto os militares de visão ideológica limitada estavam caçando comunista no mato, eles estavam ao mesmo tempo se infiltrando em todas as universidade do país, e com o patrocínio publico dos próprios militares.

      • Doriana
        Trair seu proprio Deus canonizando-o de comunista é a unica justificativa de quem desconhece fidelidade e caracteriza patriotismo com duplo sentido e finalidade propria absoluta!
        O que esperar mais de nazis pentecostais,senão o duplo-sentido intencional direcionado a obtenção da intenção fundamentalista !

    • Corretissimo teu raciocineo Maquina.
      Usam do direito para blindarem-se em proprio beneficio como fossem uma maçonaria,um clã acima de tudo e de todos.
      Muito bem antes de tudo isso eu ja dizia aqui que TUDO ESTAVA ENTREGUE E QUE TODOS ESTAVAM VENDIDOS.
      O brasil esta entregue a um banditismo generalizado e são uma organização criminosa contra o Brasil e contra os Brasileiros,em proprio beneficio ao enves do beneficio comum !
      Não existe forma alguma democraticamente de se reverter tudo isso que não seja a radicalização e o derramamento de sangue !
      Não existe nenhum mecanismo de se dar um basta em tudo isso,que não seja a força bruta !
      Enquanto tivermos lideres militares que lavem as mãos no politicamente correto esquecendo do juridicamente perfeito a nação caminhara cada vez mais para a covardia,consolidando-se cada vez mais como sistema desumano e desigual com um Brasil particular privado enves de um Brasil justo e igual para todos.
      Eu sempre aqui afirmei que chegaria o dia que teriamos de lutar por nossa verdadeira abolição da escravatura e nossa verdadeira independencia. Isso é um legitimo direito Internacional de povo livre e soberano.
      Tudo depende unicamente de cada um de nós,de escolher escravidão ou liberdade !
      Eis que esse dia é chegado ! Não se tem como manter escravo insatisfeito !

  10. Dom Gastão.
    Voce desmoraliza a Monarquia ao demonstrar tendencionismo ideologico.
    Monarquia tem nada haver com partidos politicos e ideologias. Ela é unicamente poder MODERADOR e nada a mais !
    Para historiadores que tambem demonstram tendencionismos,desconhecem ou fingem não conhecerem que a ARISTOCRACIA DA ÉPOCA eram os latifundiarios,o poder economico do Império,que influenciados pela Maçonaria e revoltados por perderem a mão de obra escrava tramaram a traição influenciando dois generais DÉSPOTAS e oportunistas.
    Não houve nehuma adesão ou embasamento popular em um povo que amava seu Imperador,justo,digno,patriota,modernista e progressista !
    A proclamação da republica no Brasil FOI UNICAMENTE UM GOLPE MILITAR e uma traição irreparavel para uma potencia em ascenção que naturalmente ja se encaminhava para o presidencialismo parlamentarista ou simplesmente parlamentarismo.
    Apartir de agora familia Orleans e Bragança,voces não tem mais meu apoio.
    Nenhum de voces são dignos de D.Pedro II !

  11. ESTE VIDEO CIRCULA NA NET E TODA VEZ QUE È POSTADO NO FACEBOOK È RETIRADO.
    Assistam-no,compartilhem-o !

    https://www.youtube.com/watch?v=cjDxUKNWSM8

    • Quando o direito inexiste,esqueça-o e lute por ética !
      Com ética se obtem moral tão necessaria no alicerce do Nacionalismo Patriota,sem ideologias,sem partidos,livre de politica !
      Sejamos verdadeiros e criemos proprio sistema alicerçado na meritocracia e no beneficio comum de todos. Não mais essa REPUBLICA DE RATAZANAS,que não nos representa !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com