SOBRE O PROJETO
A moderna classe de destroyers Type 45 Daring são a nova cartada da Roya Navy no que tange as futuras escoltas Anti-aéreas e de guerra de superfície, estes navios são derivados do antigo programa europeu Horizon, do qual mantém inúmeras semelhanças estéticas, tal como a característica vela na qual estão instalados os seus principais sensores, no entanto após a saída britânica do consórcio, estes optaram pelo desenvolvimento de um navio totalmente diferente cuja principal função e a de defesa anti-aérea de longa distancia, porém habilitado às missões de ataque a superfície.
Os Daring serão empregados futuramente na escolta dos modernos Navios Aeródromos do projeto CVF que serão incorporados a Royal Navy até meados de 2016, sendo-lhes os defensores provendoa cobertura Anti-aérea.
SISTEMAS ELETRÔNICOS
A defesa anti-aéra provida pelos Type-45 baseia-se no seu novo radar BAE/Thales S1850 cujo alcance máximo de 400 Km, permite uma cobertura efetiva do espaço aéreo, entretanto um sensor em especial confere à estes navios uma proteção extra e curiosamente, este sensor teria sido desenvolvido para a Marinha do Brasil e trata-se de um detector e alerta de ataque de torpedos, que inclui o sonar de média freqüência EDO 997F,que providencia uma resposta de alerta automático, seguido da tomada de procedimentos e manobras evasivas e do lançando as contra-medidas.
Os navios são equipados com um sistema Thales de contramedidas eletrônicas RESM e os sistemas chaff-flare do navio serão integrados ao sistema de defesa ativa modelo Siren.
Entre outros sistemas os Type 45 contam ainda com um radar de vigilância e controle S1850.S1850M 3-D, dois radares Raytheon banda (X) Type 1047, um radar Raytheon banda (S), Type 1048 e um sistema de sonar multifunção MFS-7000.
SISTEMAS DE ARMAS
Os sistemas de armas da classe Daring consiste num sistema Silver A-50 para lançamento de mísseis PAAMS ou Áster,que pode empregar a versão mais moderna, ASTER 30 de 100 km de alcance.
A arma de cano Padrão baseia-se num canhão Vickers MK-8 Mod 1 de 114 mm , entretanto os Type 45 serão armados com 1 par de sistemas CIWIS Vulcan phalanx e de 2 canhões Oerlikon de 30 mm para defesa de ponto. Para guerra de superfície, os Daring contarão com doislançadores par aum total de 8 mísseis Harpoon, porém estima-se que estes navios estejam sendo preparados para no futuro incorporarem mísseis de cruzeiro do tipo Tomahawk perfeitamente ajustáveis ao VLS A-50.
Para guerra anti-submarina os Type 45 empregarão até 15 torpedos Stingray.
PROPULSÃO
A propulsão da classe Daring, é garantida por duas turbinas a gás WR-21 Roll-Royce / Northrop Grumman de 21.5 MW, este moderno sistema foi redesenhado de forma a aproveitar ao máximo a energia dissipada revertendo-a aos propulsores de forma que a planta propulsor aé muito econômica permitindo aos Daring a uma velocidade máxima de 54 Km/h e uma autonomia de 14 000 Km, vale ressaltar que nos testes de prova no mar o Type 45 alcançou os 57 km/h e muitos julgam que esta velocidade pode ser excedida.
FICHA TÉCNICA
Tipo: Destroyer escolta de defesa anti-aérea.
Tripulação: padrão de 190 tripulantes extensível à 235 tripulantes.
Deslocamento: máximo de 7 350 toneladas.
Comprimento: 152.4 m.
Boca: 18 m.
Propulsão: 2 turbinas a gás Rolls-Royce/ Northrop Grumman WR-21, de 21.5 MW.
Velocidade máxima: 54 km / h.
Autonomia: 14 000 Km
Sistemas eletrônicos: Radar de busca SAMPSON, radar de busca de longo alcance BAE/Thales radar de vigilância e controle S1850.S1850M 3-D 2 radares Raytheon banda (X) Type 1047, 1 radar Raytheon banda (S), Type 1048 e um sistema de sonar multifunção MFS-7000.
Sistemas de aramas: sistema SILVER para lançamento de até 48 mísseis Áster 15/ 30, 2 lançadores para 8 mísseis Harpoon, um canhão Vickers MK-8 de 114 mm, 2 sistemas CIWIS Vulcan Phalanx 20mm, 2 Oerlikon 30 mm KCB, 15 torpedos mark 2324 mm Stingray.
Grupamento aéreo: Um helicóptero médio/pesado Merlin ou super linx.