SOBRE

Sobre o Plano Brasil

O Plano Brasil é hoje um dos mais importantes sites de defesa possui acesso de cerca de 200 mil leitores com cerca de 3 milhões de hits mensais. O Plano Brasil tem por diferencial abordar os diversos temas que influenciam nos assuntos de defesa, é o blog site pioneiro em abordar os assuntos de tecnologia, geopolítica, inteligência e defesa, bem como, os demais temas correlatos.

Público Alvo: 20 a 45 anos, profissionais das áreas de defesa e relações internacionais das mais variadas formações.

O Plano Brasil é na atualidade um dos mais importantes sites de defesa do país, com apenas 7 anos de existência já acumula mais de 20 milhões de acessos, com uma média diária de acesso de 36 000 hits e cerca de 8 acessos por leitor.

O Plano Brasil é uma das mídias presentes nos eventos LAAD 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 (Brasil), IDET 2011 (Rep. Tcheca), Vigilância de Fronteiras 2011 (Brasil), e Fórum Nacional de Defesa 2011 (Brasil). Em 2012 já temos presença confirmada nos eventos, FIDAE 2012 (Chile) e LAAD Securit 2012 (Brasil). Mostra BID 2012e 2014 (Brasil).  O site tem por diferencial, abordar os diversos temas que influenciam na defesa.

Somos o site pioneiro em assuntos de tecnologia, geoestratégia, defesa, inteligência e história. Por esta razão, nosso público alvo é bastante heterogêneo e composto por leitores entre 20 e 45 anos de idade, em sua maioria profissionais da classe média de diversas formações.

Focamo-nos no objetivo de sensibilizar a nossa sociedade para a importância dos assuntos de segurança e defesa, dentre os nossos objetivos, figuram-se a defesa, o futuro de nossas indústrias e o nosso patrimônio técnico, material e intelectual.

 

E.M.Pinto

A Origem

Em Dezembro de 2005, por iniciativa própria, foi sugerido ao proprietário do site DEFESA BR alguns esboços de considerações pessoais sobre os assuntos de defesa e de segurança das quais o autor (E.M.Pinto) julgava necessária para país e que necessitava discussões.

Estes esboços tratavam em sua maioria de inéditos projetos de sistemas de Defesa destinados a transformar e reverter o quadro negro em que se encontravam as nossas forças armadas. Inicialmente a intenção era a de criar artigos que fomentassem as discussões a cerca de programas, propondo programas que pudessem ser conduzidos de forma a capacitar nossas indústrias, desenvolvê-las e permitirem a autonomia e a soberania na produção, comercialização e operação de sistemas de armas.

Criado em Setembro de 2008 o blog Plano Brasil surgira com o propósito de se tornar grande e ocupar um espaço que até então era incompleto. Ao longo dos anos novos colaboradores, autores e parceiros foram agregando-se ao blog e este crescia cada vez mais.

O Blog bateu a marca dos 500 000 acessos em 15.02.2010, em 15.04.2010, apenas dois meses depois o Blog alcançava a a marca de 1 000 000 de acessos mensais.

Em Outubro de 2010 o blog migrou do seu provedor original o wordpress para um novo endereço, surgindo como www.planobrasil.com, o site ganhou uma nova cara e novos atributos e os acessos continuaram subindo.

Em Dezembro de 2010 o blog passou a contar com 5000 000 de acessos e uma marca próxima à 500 000 acessos mês que tem progressivamente se batendo mês a mês no percentual de 20% de acréscimo.

O blog recebe cerca de 27 000 visitas diárias e este número cresce as custas de muito esforço e dedicação dos nossos Autores, Colaboradores e Parceiros, bem como dos nossos leitores que são os principais responsáveis pelo sucesso do blog que a cada dia que passa se torna maior e mais abrangente.

E.M.Pinto

 

56 Comentários

  1. – Parabenizo pela criação do Blog, pois nunca é demais espaços a favor da nossas armas, das nossas indústrias bélicas, em defesa da pátria e da soberania nacional, pois somente com domínio nesta área poderemos pensar em ser forte, sermos reconhecidos como potência no sentido amplo, quer no campo econômico, social, de desenvolvimento, dô domínio da ciência, da aero-espacial, do oceano, e de nossas riquezas e florestas, em especial a Amanônia e o Pantanal, tão esquecido, e a opinião nesse contexto geral, é muito importante e indispensável para que rumos sejam definidos em Brasília.

  2. Parabéns
    O autor reuniu substantivo conjunto de informações e conhecimentos sobre o estratégico setor, necessario à Sociedade.
    A ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA – ANE, está desenvolvendo o protótipo da plataforma digital – RIENG – Rede Inteligente de Relacionamentos em Engenharia,
    (rieng.org.br) cujos Fóruns, pretende venham a tornar-se ferramenta auxiliar de interoperabilidade e sinergia de todas as expressões da comunidade tecnológica e de engenharia, (profissionais e indústria e demais segmentos) e gradualmente constitua-se em ambiente residente de parte do saber e das aplicações praticas demandadas pela Scociedade e naturalmente pelas Forças de Defesa. A ANE irmana-se à Declaração de Princípios, expostos neste Site.

    • Salve Paulo.
      Obrigado pela informação
      fico feliz que estejam se concretizando aspirações e pretenções nossas.
      nosso país precisa trabalhar muito e precissamos de muitos cabeças e braços para chegar lá.
      grande abraço
      E.M.Pinto

  3. Parabéns pela iniciativa!

    É muito difícil cobrir minimamente e com qualidade acontecimentos nacionais e internacional nesse campo.

    Evidentemente, há uma série de publicações consolidadas nesse sentido, como a JANES, Stratfor, IISS etc, mas raramente o alto preço dessas assinaturas compensam tendo em vista a enorme distância dos temas de interesse para o Brasil.

    Assim, tentar disponibilizar um bom apanhado “open source” sobre Segurança, Defesa e Tecnologia -filtrado por interesses brasileiros – é um trabalho árduo e exige diálogo constante com as grandes publicações e tendências internacionais, mas absolutamente bem vindo!

    Parabéns mesmo, continue caminhando!

    • Salve Peterson.
      Esta é a nossa meta e estamos tarbalhando para isto.
      Para nós, a maior gratificação é saber que nosso trabalho tem sido apreciado pelos leitores do blog, o maior prêmio é receber os elogios dos nossos leitores tal como o feito por si.
      Pretendemos melhorar a cada dia numa “luta” diária, sabemos que temos muito ainda o que caminhar, mas estamos dispostos a isto.
      um grande abraço e obrigado pelo elogio e participação.
      E.M.Pinto

  4. Quero dar meus parabéns a todos que fazem um ótimo trabalho aqui .
    Venho acompanhando o Site desde o final do ano , e é um dos poucos sites que tem uma excelente qualidade nas matérias e informacões .
    Mais uma vez parabéns a todos e continuem com esse ótimo trabalho.
    Abçs

  5. Realmente o site PLANO BRASIL se destaca dos demais sites do gênero buscando informações mais concisas nas fontes e fugindo dos formadores de opiniões da grande imprensa conservadora nacional. Esperamos que o editor do site mantenha imparcialidade quando das análises das matérias sobre a DEFESA NACIONAL.

  6. Descobri este síte agora no mes de fevereiro, achei otimo estive lendo bastante o trabalho divulgado por aqui, espero q. continuem como está pelo menos para mim.Ah quanto ao DEFESA BR; tb. sou um mero colaborador com nosso amigo Roberto Silva e um assíduo leitor do seu síte. Abraço a todos.

  7. Tenho duas sugestões. Dois vídeos antigos, mas com assuntos muito atuais.
    O primeiro é sobre a suposta “participação” brasileira na guerra das Malvinas:
    http://www.youtube.com/watch?v=3XZy7mtrsDk&feature=channel
    O segundo é sobre o projeto de um submarino nuclear, made in Brazil.
    http://www.youtube.com/watch?v=4JIe9RXQTVc&feature=channel
    Achei bem interessante e, gostaria de ler a opinião dos colegas que comentam no P. Brasil, principalmente sobre a visão dos “estrategistas” sobre o Sub. Nuclear.
    Abração e parabéns pelo site.

  8. Boa Noite E. M. Pinto

    Muito obrigado pela atenção e ter dado o retorno…
    Realmente me interessei pelo grupo UNION, ainda não sei exatamente como funciona, mas ja me informaram + ou -…
    Aguardo a resposta sua e do grupo UNION…
    O site de vcs também esta mto bom…
    Parabens e mto sucesso…

    Aguardo resposta

  9. Caros editores

    Gostaria de propor uma sugestao de post muito interessante que, pela seriedade do trabalho que fazem, bem como a quantidade de pessoas que sempre frenquentam o blog, creio que podemos estabelecer uma melhor relacao com o Exercito Brasileiro.
    Trata-se de uma enquete do departamento de ciencia e tecnologia do EB
    sobre o futuro da prospeccao tecnologica.

    Eis o link: http://www.dct.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107&Itemid=131

    Muito interessante a enquete.

    • Salve Lucas, contatei o Ctex e me pus a disposição para uma parceria com eles
      obrigado pelo link e sugestão, de fato acho quepoderíamos colaborar de alguma forma para isto.
      muito boa sua sugestão.
      Obrigado
      Sds.
      E.M.Pinto

  10. http://pbrasil.wordpress.com/about/

    FHC e a guerra fria cultural da CIA
    O blog do Nassif tem seu Ubaldo paranóico, inspirado no personagem do Henfil. Poderia esconder-se debaixo da cama mas ao invés disso prefere desautorizar teorias conspiratórias. E, com razão, não se conforma com o boato selvagem na internet de que o excelente livro Quem pagou a conta? – A CIA e a guerra fria da cultura, de Frances Stonor Saunders, prova que o Cebrap de FHC foi financiado pela CIA usando a Fundação Ford (FF).

    O que me surpreendeu ao ser lançada a tradução brasileira desse livro, bem pesquisado, bem escrito e bem editado, foi o atraso de quase 10 anos no lançamento (minha edição em inglês é de 1999). Na ocasião, 2008, escrevi sobre o assunto, na Tribuna da Imprensa. Mesmo sem qualquer simpatia pelo PSDB ou pelo governo FHC, para mim estava claro que a FF, largamente citada, não era apontada ali como tendo canalizado dinheiro da CIA para grupos ou instituições no Brasil. O livro sequer levanta suspeita de que o Cebrap recebeu verbas da espionagem via FF.

    A denúncia veio de alguém que fez a seguinte ilação: 1. o livro diz que a Fundação Ford era uma das instituições que canalizavam secretamente dinheiro da CIA para a área cultural, sem deixar impressões digitais da agência (o que é verdade); 2. o Cebrap tinha recebido recursos da Fundação em 1969 (o que é verdade); 3. logo, o Cebrap recebera dinheiro da CIA.

    Ora, o Brasil e o Cebrap (ou FHC) não entraram na pesquisa de Saunders. O que a autora devassou pacientemente, com base em documentos até então protegidos pelo sigilo, foi o amplo esquema de corrupção – com verbas secretas via fundações legítimas ou entidades fantasmas – de intelectuais e instituições culturais. A CIA montou o esquema principalmente a partir do CCF (Congresso pela Liberdade Cultural), notório instrumento anticomunista da agência na guerra fria.

    A ameaça vermelha e a caça às bruxas
    Saunders documentou sistematicamente o que afirma. Antes já se sabia alguma coisa. Em 1989 fiz muitas referências, no livro Caça às Bruxas – Macartismo, uma tragédia americana, à ação secreta da CIA na área cultural e a intelectuais que se somaram à histeria da “ameaça vermelha”, como Irving Kristol, Gertrude Himmelfarb, Norman Podhoretz, Midge Decter, Sidney Hook, Stephen Spender, etc.

    Famílias até então respeitadas no meio cultural faturavam bom dinheiro, sabendo ou não que vinha da CIA. Muita gente jurou depois que ignorava a origem – já que às vezes a fonte real não era identificada. O escândalo estourou em 1967, graças a denúncia da revista Ramparts (mais sobre ela AQUI, AQUI e AQUI), da nova esquerda, então perseguida de forma implacável pela CIA. O mérito de Saunders foi mergulhar posteriormente nos papéis secretos liberados e apurar toda a trama.

    O título original do livro é quase o mesmo do Brasil, Who paid the piper? – The cultural cold war: the CIA and the world of arts and letters. Mas a autora concentrou-se nos nomes da cultura norte-americana e européia cooptados pela espionagem na guerra fria cultural – por sinal, muitos sobrenomes reapareceram no movimento neoconservador infiltrado no governo de George W. Bush.

    Bill Kristol, filho do casal Irving Kristol-Gertrude Himmelfarb é um deles: foi o primeiro, na capa da revista política Weekly Standard (do império Murdoch de mídia), da qual é editor, a exigir a invasão do Iraque depois do 11/9. O pai dele, Irving, que criou o “neoconservadorismo”, dirigia a principal revista de cultura inventada às escondidas pela CIA, a internacional Encounter, de confecção esmerada – e muito respeitada, até se descobrir quem a financiava (mais sobre ele AQUI).

    O dinheiro fácil da “OTAN cultural”
    Claro que não excluo a hipótese de ter a Fundação Ford repassado verbas da CIA ao Cebrap em 1969, como alguns alegam. Mas o período coberto pelo livro só vai de 1950 a 1967 – ano da denúncia de Ramparts (veja abaixo uma de suas capas mais vigorosas e conheça outras AQUI), que provocou mudanças nos projetos “culturais”. Assim, a suposta conexão CIA-FF-Cebrap nunca foi objeto do estudo de Saunders, por estar fora tanto daquele período como da área geográfica coberta (EUA-Europa).

    Chamou-se a isso “OTAN cultural” (e “contenção cultural”). Só incluía EUA e os aliados do Tratado do Atlântico Norte na guerra fria. América Latina não. Saunders devassou em especial a “família mundial das revistas” do CCF: a nobre Encounter, sediada em Londres, Partisan Review, Kenyon Review, Hudson Review, Sewanee Review, Poetry, The Journal of the History of Ideas, Daedalus.

    Esse supermercado de compra e venda de idéias, cultura e intelectuais foi criado pela CIA mediante uma teia de organizações, algumas criadas especificamente para esse fim por espiões como o mefistofélico C. D. Jackson, especialista em guerra psicológica que reinou um tempo no grupo Time-Life e foi assistente especial do presidente Eisenhower (fazia a ligação entre Eisenhower e a CIA).

    Saunders mergulhou nesse submundo com competência e talento, daí minha estranheza quando alguém alega ter desistido de ler o livro ao verificar que não se referia ao Cebrap de FHC. Ora, a história é fascinante: expõe a receita para corromper intelectuais. Até ideológicos de esquerda, como certos trotskistas, que adoraram a chance de atacar Stalin e ainda serem bem pagos para isso.

    A América Latina, fora da jurisdição, passou a interessar só depois de Fidel Castro chegar ao poder. De qualquer forma, Saunders fala brevemente do hemisfério sul no capítulo 21, “Caesar of Argentina”, com informações tímidas. O poeta Robert Lowell ganhara do CCF passagem (de navio) para vir à América do Sul (sua amiga Elizabeth Bishop estava no Rio, certamente na casa de Lotta Macedo Soares).

    A controvérsia da revista Mundo Nuevo
    Cabia a Keith Botsford, que por três anos representou o CCF na América Latina, com base no Rio, uma mal-disfarçada tarefa de espionagem. Ele avisou seu superior John Hunt que para os intelectuais brasileiros a entidade era “instrumento ianque”, por isso seria melhor o CCF tornar-se mais discreto, modesto e até “invisível”, só dando apoio a projetos que tivessem forte respaldo local.

    Hunt discordou. Advertiu Botsford de que nenhuma área do mundo devia ser negligenciada na heróica luta contra o comunismo ateu. O CCF estava em plena campanha para impedir que se desse o prêmio Nobel a Pablo Neruda. Depois, em meio às intrigas da guerra cultural em 1963-64, aconteceu o pior: o Nobel não foi para o poeta chileno mas para Jean Paul Sartre, alvo prioritário do CCF – e Sartre o recusou.

    Estranho, para mim, foi Saunders não ter citado no livro a Mundo Nuevo, revista de cultura latino-americana editada em Paris com dinheiro da CIA – via CCF e outras fundações, para ocultar a fonte real dos recursos. Na década de 1960 comprei alguns números em livraria do Rio. Num deles li Gabriel Garcia Márquez (foto ao lado) pela primeira vez – um trecho extraído do até então inédito Cem Anos de Solidão.

    Sempre quis saber mais sobre Mundo Nuevo. Só recentemente encontrei afinal uma dissertação acadêmica (Universidade do Texas, Austin, 2007, 260 páginas) do americano Russell St. Clair Cobb. Título: “Mundo Nuevo”, a revolução cubana e a política da liberdade cultural (leia em inglês AQUI e saiba mais AQUI). O autor cita o patrocínio da CIA (via CCF), exalta a qualidade da revista e discorda dos que subestimam o papel da espionagem.

    Mundo Nuevo, segundo Cobb, “publicou ensaios, entrevistas e ficção de autores como Garcia Márquez, Carlos Fuentes e Guillermo Cabrera Infante. Tornou-se motivo de controvérsia ao ser descoberta a ação oculta da CIA”. Atacada pelos intelectuais cubanos como “propaganda imperialista” dos EUA, foi defendida por seu diretor, Emir Rodríguez Monegal. Alegou ele tratar-se de “uma revista de diálogo”.

    “O bastião contra a revolução cubana”
    Ficou difícil, para Monegal (foto ao lado), convencer outros de que a revista era “desinteressada e sem compromisso político”. Como fica claro hoje no material dos arquivos do CCF, afirmou Cobb, Mundo Nuevo foi criada na guerra fria cultural “para ser um bastião contra a revolução cubana. Usava a retórica da literatura descomprometida e cosmopolita para se contrapor ao modelo revolucionário da literatura engajada”.

    Não se deve perder de vista que ao esconder obsessivamente seu papel mediante artifícios e canais de lavagem de dinheiro a CIA implicitamente reconhecia a imoralidade de sua intromissão para “dirigir” o debate cultural. Já o caso Cebrap-FHC é outra coisa, pois em 1969 o escândalo já tinha forçado a espionagem, que antes usava a FF como canal, a no mínimo mudar os truques na área cultural.

    Se alguém acha que dinheiro canalizado pela FF para o Cebrap vinha mesmo da CIA, terá de fazer sua própria pesquisa para provar. A fundação foi criada de certa forma para melhorar a imagem da família (e da indústria), prejudicada pelo anti-semitismo do primeiro Henry Ford. Ultimamente é alvo à esquerda e à direita. Se não me engano, até Henry Ford II a criticou uma vez por desvio anticapitalista.

    A FF de fato prestava-se à espionagem, num papel sujo, legitimando o que se fazia num período vergonhoso da sociedade americana – o da caça às bruxas. Mas teve também outro papel. Financiou o grupo Fund for the Republic, no projeto da primeira grande pesquisa a expor a caça às bruxas e as listas negras no cinema e no rádio – o que resultou, em 1956, nos dois volumes de Report on Blacklisting, de John Cogley (capa ao lado).

  11. É uma pena que o Defesa BR tenha parado no tempo, muitas das noticias lá divulgadas já estão ultrapassadas o que não é o caso do Plano Brasil.

    • Matheus o Defesa BR não Parou no tempo pelo contrário, o meu amigo Roberto Silva continua muito bem na ativa.
      O que se passa são os enfoques o Plano Brasil procura apresentar temas mais variados e por estas razões talvez tenhamos mais matérias, também contamos hoje com um grupo bem grande de sugestores e autores e por esta razão podemos abranger uma gama bem grande matérias.
      O Defesa BR é uma de nossas fontes de notícias e indico a todos os que queiram saber mais sobre defesa economia e geopolítica.
      grande abraço e muito obrigado pelo apoio, seja bem vindo ao Plano Brasil
      E.M.Pinto

  12. Prezado Sr. E. M. Pinto,

    Pele iniciativa e apresentação de temas interessantes na área em questão, deixo aqui meus sinceros cumprimentos e desejos de que seus objetivos sejam alcançados rapida e plenamente.
    Percebo persiste uma expressiva alienação do cidadão quanto ao interesse e engajamento em assuntos estratégicos do país como Brasil, postura que pode ser alterada e até mesmo revertida pelo acesso a informações estratégicas como as encontradas em seu Bolg.
    Parabéns!
    ******************
    Salve Borges, muito obrigado pelas gentis palavras, o Plano Brasil é formado por inúmeros colaboradores e assim como você também agradeço.
    Nossa Missão é esta, criar a massa crítica e acordar a nossa sociedade, sem no entanto pensar por ela ou dizer como deve ser, este é o diferencial.
    Falta muito a ser feito e não desistiremos.
    Obrigado e seja bem vindo ao Plano Brasil
    E.M.Pinto

  13. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

  14. Sempre procurei um site que envolvesse politica e que nao formasse opniao nem distorçesse os fatos. O unico, eu digo, o unico que encontrei foi aqui. De longe o melhor site de informaçoes politicas do Brasil !!! Meus parabéns mesmo !

    • Salve Bruno
      De fato somos um site de assuntos de defesa e Geopolítica, obviamente procuramos assuntos que abordem política internacional mas nosso viés é a geopolítica e não a política em si, embora como disse vez por outra hajam manifestações neste campo.
      Seja bem vindo ao Plano Brasil e aproveite o espaço.
      Sds
      E.M.Pinto
      Editor

  15. Srs, PlanoBrasil ficou bom com novo layout, mas a ausência de um RSS me dificulta em acompanhar melhor este site. Existe planos para a implementação do RSS ou o site já possui e eu que não percebi?

  16. acesso o defesabr desde 2006 quando descobri o site, houve um tempo em que deu uma caida(o site), porem a algum tempo e atualmente esta muito bom , vejo muitas materias no site defesabr.(acessava muito a parte da infraestrutura e de industrias do pais, do pib, é um site bem completo assim como o plano brasil).
    o plano brasil eu descobri em 2009, desde entao nao paro de acessar este site, parabens E.M.Pinto

  17. Ps. Peço não publicar antes de ler na íntegra.
    Meu amigo E M Pinto. Posso chama-lo assim?
    Já disse inúmeras vezes que seu blog é equilibrado, digno de confiança e muito bem apresentado. Isso é fato.
    Li as suas colocações quanto a situação atual no Rio de janeiro. Mais uma vez, concordo em gênero, número e grau.
    Já tenho mais de 50 anos. Fui um dos “orfãos do milagre brasileiro”. Confiei, confiei e … Deixa pralá.
    Tenho um filho que ficou internado, devido ao uso de crack por mais de um ano (fiz das tripas coração para mante-lo lá) e só de ouvir esta palavra TRAFICANTE, desperta-me o ódio, a vontade de estar lá, matando esses FDPs. Pode ser errado, mas da maneira que hoje penso, estão certos aqueles que acham que na fulga desses desgraçados, uns dois dos novos SABRES dariam conta deles.
    Eles não merecem perdão e nem mesmo o mínimo de consideração. Já não são mais seres humanos. Escolheram a desgraça dos outros como sua bandeira. E para torna-la mais forte, semeiam, cada vez mais, a própria desgraça.
    Temos que sai desta “bola de neve”. O próprio povo tem que se levantar e lutar. Se todos fizerem a sua parte, denuciando, negando-se a colaborar com estes indivíduos (se é que possamos trata-los assim) e se necessário for, morrer pela dignidade, nosso País melhorará muito.
    Escrevi aqui estas palavras, mas peço que, se quizer publica-la em sua íntegra, sinta-se à vontade, mas não divulgue o ID de quem enviou. Trabalho na área de IT e sei que é possível conseguir os dados de quem quizer.
    Infelizmente, a minha cidade é o “antro” do PCC e talvez, somente por estes comentários, poderia estar “frito”.
    Assim como preguei que a morte é mais digna do que qualquer corvardia, não tenho medo de morrer. Somente tenho medo de morrer por algo fútil e sem antes ter feito minha parte, com a maior devoção e com resultados práticos.
    Deus abençoe o povo do Rio, abençoe todo o povo brasileiro (aqueles que sejam dignos dessa designação) e também, em especial, à você e aos seus. E porque não, também aos meus.
    Mais uma vez, parabéns e um grande abraço.

  18. Obrigado pelo depoimento e testemunho.
    Felizmente não tive a tristeza pela qual você passou com sua família, não desejo isto a ninguém.
    Esta luta é nossa, estamos com a polícia o exército e todos as famílias, para que este flagelo seja varrido da história do país.
    um grande abraço do seu amigo E.M.Pinto

  19. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    [Plano Brasil]

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

  20. Não consigo me registra no plano Brasil,alguém tem idéia porque meu e-mail não é aceito ?
    luciano, veja no seu email já o cadastrei, confira senha
    sds
    E.M.Pinto

  21. “Nossa Missão é esta, criar a massa crítica e acordar a nossa sociedade, sem no entanto pensar por ela ou dizer como deve ser, este é o diferencial.”

    maravilha, acho essa uma boa síntese do objetivo do blog.
    Parabéns, como colocaram os colegas, acho PlanoBrasil o blog mais imparcial da internet brasuca.

  22. Eu acho que esta acontecendo o que pare ser impossível: Terceira Guerra Mundial “Guerra climática” Aquecimento global é só desculpa para “pessoas de Qi baixo”.

  23. Parabéns pelo site, geoestratégia é um assunto que só aqui consigo informações, conhecendo melhor nossas riquezas, nossos potenciais e acompanhando o que nossos políticos estão fazendo para melhorar nossa vida. Que todos os leitores possam se concientizar e votar melhor nas próximas eleições, agora nos resta opinar, protestar e cobrar por melhorias para o nosso País. Desejo um Brasil democrático, como menos diferenças sociais, com alta tecnologia, militarizado e sem corrupção, nosso pior problema, conto com todos vocês …

  24. Vejo com preocupação como estrangeiros tentam influenciar
    os indios da amazônia. Americanos doutrinam o indio brasileiro.É hora de contra-atacar. Como?
    Uma coisa que esta bem evidente sobre o carater americanos principalmente, esta nos filmes em que o exército americano matavam muito os indios. Então! O que faremos?
    Simples, levar dvd para esses indios com esses filmes
    de americano ou o exército americano matando indios.Acredito que o indio vá ficar encafifado.
    O que voces acham disto?

  25. PARABENS.
    conheci hoje o site, e pretendo utiliza-lo para melhor me informar sobre o assunto.
    sugiro um debate sobre a criação de um ansei nosso militar que é a criação de um partido politico.
    ja estamos caminhando nesta direção acessem o site paridomilitarbrasileiro.com.br
    abraços
    dalmar

  26. o nosso pais ta dechando a nossa suberania as mosca eles fazem um projeto e depois desister dele enquantos os paises do mundo esta com projetos em andamento na sua suberania como avenezuela argentina e tbem outros pais do mundo estão se tornada uns paises poderoso militamente o brasil ta ficando pra traz essa e apura verdade sabemos que nos somos muito rico em recurso naturais e o governo até agora nao fez nada pra proteje nossas riqueza e a nossa soberania faz projeto e depois recua só fica no papel se continuar assim o nosso pais vai ta vuneravel as outras naçoes por nao ter um exercito armado militamente armado rico sim nos recursos naturas mas na suberania pobre sem recurso de proteção militar pra nos proteje como ocorreu no iraque e em outros paises que nao se armaro militamente o nosso governo deve se acorda pra que nosso recurso naturais nao seja tomado como foi tomado de outros paises temos que arma as nossa tres forças armado pra ser respeitado por toda nação para que a nossa riqueza nao seja roubada e permanessa com agente brasleiros.

  27. I’m delighted that I have observed this weblog. Finally anything not a junk, which we go through extremely frequently. The web site is lovingly serviced and stored as much as date. So it need to be, thanks for sharing this with us.

  28. Prezados;
    Ainda não ficou muito claro quem são seus elaboradores ou o que fazem na sua vida real. Acredito que sejam militares do 2o. escalão, que batem em pota de faca todos os dias, ganham mal e que ainda têm um resquício de patriotismo (coisa rara hoje em dia). Muito que bem.
    Seria mais interessante se dentro do escopo deste blog, se pudesse discutir abertamente, sobre questões geo-políticas, pois a questão da defesa nacional depende diretamente da outra. Tenho muitas dúvidas primárias sobre questões de armamentos, sua produção, a quem deveria ser rersponsável sobre sua produção e comercialização. Aos poucos abordarei estas dúvidas nos momentos oportunos. De imediato, parabenizo os criadores do blog, aos seus colaboradores e correspondentes (nós). É difícil pensar em dar continuidade a uma existência transitória sem uma ideologia que nos dê alguma motivação para continuarmos vivendo.
    Meus parabéns e agradecimentos. Continuem em frente.

  29. Somente quero reforçar tudo aquilo que já disse em vários outros tópicos de notícias das quais tive oportunidade de opinar:
    Vocês são ótimos. São os melhores. São imparciais, sim. E como o são.
    São democráticos e construtivos. São otimistas e heróis. A cada dia, são melhores.
    Aperfeiçoam-se. Vivem, revivivem e fazem viver.
    Nos dão esperanças e nos trazem convivências.
    Difíceis, é verdade, mas alegres convivências.
    E apesar de ser um blog militar, acreditem, no “canto dos cisnes”, nos trazem a paz e a harmonia. E principalmente, o sentimento de liberdade.
    Obrigado, meus amigos. E obrigado meu amigo E.M.Pinto.
    Muito progresso. è o que desejo.
    Abraços.

  30. Ja que este site aborda questoes sobre tecologia,ciencia.Pode ser ilusao minha,mas sera que no meio rochoso da serra da mantiqueira o governo brasileiro esconde algum laboratório de alta tecologia pra pesquisas.

  31. Parabéns E.M Pinto a você e a toda a sua equipe pelo significativo e distinto esforço empreendido em prol de tão importante segmento da nossa cultura política. Mesmo sendo um tema ainda pouco conhecido e divulgado, bem como de relativo interesse, pode ter certeza de que o seu trabalho tem ajudado exponencialmente a diminuir os espaços existentes na mídia e contribuído para aproximar um grande e seleto número de curiosos, pesquisadores, aficionados e até experts em matérias relacionadas a segurança e a defesa nacional. Desejo-lhes muito sucesso.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.