Reserva mundial por containers despenca ao entrarem em vigor as tarifas globais de Trump

E.M.Pinto


Artigo original: João Paulo Hampstead, FreightWaves, “Ocean container bookings plummet as Trump’s tariffs take effect” – 9 de abril de 2025.

A nova rodada de tarifas comerciais impostas pelo governo Trump, especialmente a tarifa de 104% sobre importações da China, gerou impactos imediatos e substanciais sobre o comércio marítimo global. O caso mais evidente é a queda abrupta de 25% nas reservas diárias de contêineres da China para os EUA, indicando não apenas uma retração logística, mas uma reconfiguração do comércio transpacífico.

Tabela 1 – Variação nas Reservas de Contêineres (China → EUA)

Período Variação (%)
Abril 2024 vs Abril 2025 -25%
Pico em 19/03/2025 até 08/04/2025 -31%

Esses dados, divulgados pelo Container Atlas da plataforma SONAR, funcionam como um indicador antecipado das movimentações de carga e, portanto, sinalizam não apenas desaceleração momentânea, mas possíveis transformações estruturais na cadeia de suprimentos global.

abela 2 – Variação nas Reservas Globais de Contêineres

Período Variação (%)
30/03 a 08/04/2025 -18,4%
Abril 2024 vs Abril 2025 -13%

O argumento central é que tais medidas protecionistas não estão isoladas de um contexto sistêmico: elas representam um aprofundamento da desglobalização e da fragmentação do comércio mundial. A antecipação de embarques em 2024, feita por importadores para escapar das tarifas iminentes, criou uma bolha de movimentação que agora implode com a entrada em vigor das novas regras. Além disso, o impacto se estende para além da rota China-EUA, com uma queda global de 18,4% nas reservas entre 30 de março e 8 de abril, revelando um abalo mais amplo nas rotas logísticas.

A política tarifária não só afeta diretamente os volumes comerciais, como também induz a revisões estratégicas por parte das empresas, com suspensões temporárias de remessas e busca de alternativas de fornecimento. Embora ainda seja cedo para avaliar os efeitos de longo prazo, já se pode argumentar que tais políticas impõem custos que extrapolam as intenções protecionistas originais — afetando consumidores, operadoras logísticas e os próprios mercados internacionais.


Fonte

 

Reservas de contêineres marítimos despencam com a entrada em vigor das tarifas de Trump, Freightwaves, [Link]


Acesse a comunidade PB: Link de acesso https://chat.whatsapp.com/GS6gGodn4lq4DxWyOJlLDx

COLABORE COM O PLANO BRAZIL PIX: 14997751485

Um comentário em “Reserva mundial por containers despenca ao entrarem em vigor as tarifas globais de Trump

  1. As tarifas americanas sobre importações da China se somados os 20% anteriores em Fevereiro[ou Janeiro…] de 2025, aos 104% de Abril, somam 145%.

    Isto só em 2025, existem tarifas de anos anteriores[do 1º mandato de Trump] que nunca foram levantadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *