Dragan Bukovichki
Em 3 de abril, a mídia dos Bálcãs noticiou que a República Sérvia (entidade dentro da Bósnia e Herzegovina) recebeu o terceiro helicóptero leve multifuncional russo “Ansat”.
Esperava-se que o novo helicóptero fosse apresentado durante a exibição de armamentos em homenagem ao Dia da Polícia da República Sérvia, o que acabou não acontecendo. No entanto, como a informação foi confirmada pelo ministro do Interior da República Sérvia, Siniša Karan, o recebimento da aeronave pode ser considerado confirmado, apesar das sanções impostas contra a indústria militar russa.
Os helicópteros serão operados pela recém-criada Direção de Aviação, subordinada ao Ministério do Interior da República Sérvia.
As negociações para a aquisição de três helicópteros leves começaram ainda em 2019. Milorad Dodik, então membro sérvio da Presidência da Bósnia e Herzegovina (órgão colegiado de liderança do país, rotativamente liderado por representantes dos povos sérvio, croata e bósnio), anunciou a compra dos helicópteros “Ansat” no verão de 2020. O valor do contrato foi de aproximadamente 22 milhões de euros e incluía também o treinamento de pilotos e técnicos da República Sérvia na Rússia.
O primeiro helicóptero foi entregue em novembro de 2020 e apresentado publicamente em Banja Luka em 3 de fevereiro de 2021. Ele veio equipado com um módulo de evacuação médica, contendo um ventilador mecânico móvel e outros equipamentos médicos, permitindo o transporte de um paciente e dois profissionais de saúde. Também foi entregue um módulo alternativo com cinco assentos, permitindo a conversão do helicóptero de versão médica para transporte, conforme necessário.
A entrega do segundo helicóptero foi anunciada em junho de 2021, sendo oficialmente exibido em 15 de outubro do mesmo ano. Este modelo foi configurado com seis assentos para passageiros, sistema para desembarque por rapel e capacidade de transporte de cargas externas, incluindo equipamentos para combate a incêndios.
Os helicópteros têm sido utilizados em operações de busca e salvamento, transporte de pacientes em estado grave e também no treinamento de agentes das forças especiais da Unidade Antiterrorista Especial (SAJ) da República Sérvia.
A entrega do terceiro helicóptero estava prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2022, mas houve atrasos compreensíveis devido às sanções impostas à Rússia por conta da guerra na Ucrânia. A aeronave, com pintura idêntica às anteriormente entregues à República Sérvia, foi avistada ocasionalmente em Kazan, onde era usada para testes de diferentes tipos de equipamentos adicionais.
Vale destacar que a Sérvia também conseguiu contornar as sanções e recebeu da Rússia um helicóptero de combate a incêndios Ka-32A11BC e sistemas de guerra eletrônica, embora não tenha conseguido obter os helicópteros Mi-17 e Mi-35 encomendados.
O helicóptero leve multifuncional “Ansat” foi desenvolvido pelo Escritório de Projetos da Fábrica de Helicópteros de Kazan. Realizou seu primeiro voo em 1999 e obteve o certificado de tipo em 2013. A República Sérvia tornou-se o primeiro comprador estrangeiro europeu do modelo.
O “Ansat” é equipado com dois motores PW-207K, fabricados pela Pratt & Whitney Canada. As exportações desses motores para a Rússia foram interrompidas em 2022, após o início da guerra na Ucrânia. O helicóptero possui capacidade de carga de 1.235 kg, velocidade máxima de até 275 km/h e alcance prático de 505 km.