Ali Ramos
Dr. Haluk Görgün em visita oficial ao Senegal. Fonte: Military Africa.
O Dr. Haluk Görgün, presidente das Indústrias de Defesa da Turquia (SSB), visitou a cidade de Dakar, no Senegal, recentemente, conduzindo um diálogo com o Ministro da Defesa do país, além de outros oficiais e representantes do governo de Ousmane Sonko [1].
A movimentação, já esperada, vem logo após o anúncio de que as bases francesas no Senegal deverão ser desocupadas por Macron até o fim de 2025 [2]. Depois, também, do Exército Turco se movimentar através das costuras diplomáticas de Ankara na África e passar a ocupar a base francesa em Abéché, no Chade, na saída da Legião Estrangeira Francesa do teatro de operações [3].
A visita, segundo as fontes oficiais [1], vem no intuito de aumentar a cooperação nas áreas de defesa e segurança, sendo a Turquia vista, hoje, como um agente estabilizador – em virtude dos desdobramentos na Líbia.
Muito provavelmente, de qualquer modo, conclui-se mais uma movimentação geoestratégica de bastidores que, apesar dos problemas domésticos em Istambul, aumentará o escopo de atuação do governo de Erdogan, ampliando a já larga esfera de influência de Ankara.
Fonte
- “Turkey’s SSB visits Senegal to enhance defence cooperation”. Defence Industry, Military Africa. 2025.
- FOUDA, Malek. “France begins withdrawal process from Senegal by handing over two military bases”. Europe, Europe News, Euronews. 2025.
- ABDUL, Kazim. “Turkey takes control of Abéché military base in Chad”. Security, Military Africa. 2025.