A Turquia ocupará as bases francesas no Senegal?

Ali Ramos


 

Dr. Haluk Görgün em visita oficial ao Senegal. Fonte: Military Africa.

O Dr. Haluk Görgün, presidente das Indústrias de Defesa da Turquia (SSB), visitou a cidade de Dakar, no Senegal, recentemente, conduzindo um diálogo com o Ministro da Defesa do país, além de outros oficiais e representantes do governo de Ousmane Sonko [1].

A movimentação, já esperada, vem logo após o anúncio de que as bases francesas no Senegal deverão ser desocupadas por Macron até o fim de 2025 [2]. Depois, também, do Exército Turco se movimentar através das costuras diplomáticas de Ankara na África e passar a ocupar a base francesa em Abéché, no Chade, na saída da Legião Estrangeira Francesa do teatro de operações [3].

A visita, segundo as fontes oficiais [1], vem no intuito de aumentar a cooperação nas áreas de defesa e segurança, sendo a Turquia vista, hoje, como um agente estabilizador – em virtude dos desdobramentos na Líbia.

Muito provavelmente, de qualquer modo, conclui-se mais uma movimentação geoestratégica de bastidores que, apesar dos problemas domésticos em Istambul, aumentará o escopo de atuação do governo de Erdogan, ampliando a já larga esfera de influência de Ankara.


Fonte

  1. “Turkey’s SSB visits Senegal to enhance defence cooperation”. Defence Industry, Military Africa. 2025.
  2. FOUDA, Malek. “France begins withdrawal process from Senegal by handing over two military bases”. Europe, Europe News, Euronews. 2025.
  3. ABDUL, Kazim. “Turkey takes control of Abéché military base in Chad”. Security, Military Africa. 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *