Por Matthew Moss
Original: thefirearmblog
Tradução e Adaptação – Plano Brasil
Os Fuzileiros Reais do Reino Unido (Royal Marines) confirmaram que algumas unidades da Força Comando do Reino Unido (United Kingdom Commando Force UKCF) agora estão equipadas com o rifle SIG Sauer MCX. A confirmação foi feita nas redes sociais, com a mensagem simples: “A Força Comando do Reino Unido recebeu 1.500 novos rifles SIG Sauer MCX para uso na função de contraterrorismo marítimo.”
A primeira confirmação de que o MCX estava em serviço britânico ocorreu em fevereiro, com a publicação de um vídeo intitulado ‘RAID’, que mostrava as capacidades dos Comandos Fuzileiros Reais. No vídeo, membros do 42º Comando são vistos utilizando o SIG MCX Spear-LT, enquanto fuzileiros do 40º Comando aparecem com o KAC KS-1 L403A1, rifle adotado por elementos da Força Comando do Reino Unido e pela nova Brigada de Operações Especiais do Exército, composta pelos batalhões do Regimento Ranger, formado em 2021.
Em uma declaração completa, a Marinha Real, sob a qual os Fuzileiros Reais operam, afirmou que a aquisição faz parte de um investimento de £6 milhões da Marinha, com os novos rifles “desenhados para complementar a nova arma de uso geral dos Comandos [o L403A1].” Isso significa que a Força Comando do Reino Unido possui pelo menos quatro fuzis de assalto do padrão AR em serviço: o novo L143A? (MCX), o L403A1 (KAC KS-1), e o L119A1/A2 (Colt Canada C8), que está disponível em uma configuração padrão com cano de 15,7 polegadas e na configuração C8SFW, com receptor superior CQB e cano de 10 polegadas. Além disso, eles também utilizam o L129A1 em 7,62x51mm, com planos para uma versão A2, que será em 6,5 Creedmoor.
O Tenente Coronel Olly Osborne, da equipe do Programa da Força Comando, declarou: “Esses rifles reforçam o compromisso da Marinha e da Defesa com nossa transformação e o valor que a Força Comando proporciona à nossa segurança nacional e internacional. Este é um excelente período de investimento na força e oferece grande confiança por meio de armamentos modernos específicos para missões excepcionais.”
A aquisição dos rifles foi feita no âmbito do Projeto Hay, durante o qual a Marinha Real afirmou que os Comandos “submeteram o sistema a testes rigorosos durante exercícios de força contra força e simulações de disparo ao vivo… [eles conseguiram] testar amplamente os sistemas no campo e fornecer feedback sobre seu desempenho. Isso foi fundamental para moldar as configurações finais do MCX implantado.”
Uma configuração diferente do MCX Spear-LT já havia sido parte dos testes do Projeto Hunter. Os MCXs dos Comandos Fuzileiros Reais substituirão a versão curta do C8SFW, com testes de um modelo com cano .300BLK e munição associada, que ainda estão em andamento.
Na SHOT Show 2025, a SIG Sauer exibiu um dos rifles, mas não revelou detalhes adicionais. Pela imagem divulgada, podemos ver que o rifle, um Spear-LT, corresponde ao modelo mostrado na SHOT Show 2025. O rifle está equipado com uma mira red dot SIG Romeo 8T e uma lente de aumento Juliet 5x, montada em um suporte marcado com as insignias do Reino Unido, além de um supressor SLX.
A Força Comando do Reino Unido é composta por várias unidades especializadas; o 42º Comando, a unidade vista equipada com os rifles no vídeo RAID, é especializada em Operações de Segurança Marítima (MSO), Operações de Interdição Marítima (MIOps), Recuperação Conjunta de Pessoal (JPR), Operações de Apoio e Influência (S&I), e Equipes de Proteção de Navios (SFPT).
O 42º Comando não será a única unidade a operar com os novos rifles. As Operações da Força Comando do Reino Unido confirmaram no X (Twitter) que o Sistema de Arma Alternativo L403A1 (AWS) é a arma principal para o 40º Comando e o 45º Comando, além da Seção de Vigilância e Reconhecimento da Força Comando (SR), mas que o MCX também equipará o 47º Grupo de Incursões do Comando. Outros elementos da Força Comando do Reino Unido manterão o Colt Canada C8, com a meta de substituir as armas restantes da série SA80 atualmente em uso.