Quantos JAS 39 Gripen a Suécia planeja retirar do serviço em breve

Tradução e adaptação: E.M.Pinto


Fonte: Defense Express

Clique para ler a matéria original
ukr.defense.news@gmail.com
24 de fevereiro de 2025

Para a Suécia, o Gripen é e continuará sendo a base da frota de aeronaves de combate, mas os modelos mais antigos JAS 39C/D estão sendo substituídos pelos novos JAS 39E/F.

O relatório anual do Ministério da Defesa da Suécia revelou planos para desativar gradualmente os caças multifuncionais JAS 39C/D Gripen, dos quais um total de 105 unidades estão atualmente em serviço. Estes serão substituídos pelos novos modelos E/F. Vale destacar que a nova versão é uma aeronave completamente nova, e não uma modernização das antigas.

De acordo com o relatório, 45 unidades do JAS 39C/D Gripen estão planejadas para serem retiradas progressivamente, mas “o cronograma desse processo será determinado conforme a disponibilidade e as capacidades operacionais do JAS 39E/F Gripen.” Ou seja, a substituição dos modelos mais antigos dependerá diretamente da disponibilidade dos novos caças.

Gripen para a Ucrânia apenas após os F-16: Suécia pausa transferência de aeronaves

O relatório do Ministério da Defesa sueco também indica que “os programas de desenvolvimento e aquisição do JAS 39E/F Gripen foram ajustados para o período de 2020-2024, e a Força Aérea Sueca está preparando a liberdade de ação [orig. handlingsfriheten] para a Ucrânia”. Isso parece estar relacionado ao fato de que a Suécia reservou peças de reposição para 14 unidades do Gripen C/D em benefício da Ucrânia.

Ao mesmo tempo, outros 60 caças passarão por um processo de modernização entre 2025 e 2035 e permanecerão em serviço com a Força Aérea Sueca. Essa modernização inclui os programas de atualização MS20 bloco 3 e MS20 bloco 4.

Essas atualizações devem integrar uma nova versão do radar PS-05/A Mk4 ao Gripen, além de adicionar a versão mais moderna do míssil AIM-120C-8 ao seu arsenal. Além disso, conforme indicado no relatório, os mísseis de cruzeiro Taurus KEPD 350 devem ser integrados à versão MS20 do Gripen.

No entanto, a necessidade declarada de integrar o míssil Taurus ao Gripen levanta um grande questionamento, já que sempre foi dito que esse armamento já estava integrado à aeronave. A MBDA (fabricante de armamentos) também indicou isso, mas vale notar que a Suécia, apesar da participação da Saab no desenvolvimento do Taurus, não é operadora desse míssil.

A versão atual do JAS 39C/D Gripen em serviço na Força Aérea Sueca é a MS20 Bloco 2.1, que inclui um sistema IFF Modo 5 atualizado, integração do Link 16, mísseis ar-ar Meteor, bombas SDB, além de vários outros sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *