A Malásia está prestes a reforçar sua defesa aérea com a chegada dos sistemas ANKA MALE (Medium Altitude Long Endurance), desenvolvidos pela Turkish Aerospace Industries (TAI). Esses drones de alta sofisticação serão operados pela Força Aérea Real da Malásia (RMAF) e têm como principal objetivo melhorar a vigilância e o reconhecimento, especialmente nas áreas de difícil acesso do país, como sua zona econômica exclusiva no Mar do Sul da China. Essa região é estratégica, rica em recursos naturais, o que torna essencial o monitoramento constante.
A Malásia adquiriu três unidades do modelo ANKA, com a possibilidade de adquirir mais sistemas futuramente, dependendo das necessidades da defesa nacional. O ANKA, com capacidade de operação em altitudes de até 30.000 pés, pode realizar missões de até 30 horas, com uma carga útil entre 250 e 350 quilos. Sua capacidade de monitoramento e reconhecimento de longo alcance vai fortalecer ainda mais as capacidades de defesa do país.
Essa aquisição faz parte de uma parceria crescente entre a Malásia e a Turquia, que se estende também à Marinha Real da Malásia (RMN). A colaboração inclui a construção de navios de patrulha em estaleiros turcos, sinalizando o aprofundamento das relações de defesa entre os dois países. A Malásia busca, com essa cooperação, se equipar com tecnologias de ponta, a fim de enfrentar desafios de segurança, como vigilância e ameaças cibernéticas, enquanto fortalece sua posição estratégica no Sudeste Asiático.
Essa parceria reflete a determinação da Malásia em modernizar suas forças armadas e expandir suas capacidades de defesa, ao mesmo tempo em que se beneficia de conhecimentos e tecnologias avançadas oferecidas pela Turquia.