Hanwha Aerospace, Sul-Coreana, Conclui Testes do Motor Nacional para o Obuseiro Autopropulsado K9 Thunder

A fabricante Hanwha Aerospace, da Coreia do Sul, anunciou no dia 12 de fevereiro que concluiu com êxito os testes de aceitação do motor diesel de 1.000 hp, desenvolvido localmente, para o obuseiro autopropulsado (SPH) K9 Thunder de 155 mm. Os testes de durabilidade do motor sul-coreano foram realizados desde o segundo semestre de 2023 até dezembro de 2024.

O programa de testes, com duração de um ano, foi realizado na Coreia do Sul, no Egito e em outros países não divulgados. A campanha incluiu testes de campo, somando mais de 10.000 km percorridos em diversos ambientes, como desertos e montanhas, tanto na Coreia quanto no exterior, incluindo países do Oriente Médio, como o Egito. O motor atendeu a todos os requisitos técnicos e operacionais, incluindo desempenho e produtividade máxima.

Este marco é considerado pela empresa um passo importante para expandir a presença internacional do K9 no mercado de obuseiros autopropulsados. Desenvolvido em 1998 pela Agência de Desenvolvimento de Defesa (ADD) e pela Hanwha, o K9 é equipado com um canhão de 155 mm/52, capaz de disparar diversos tipos de munições com alcance padrão e estendido. Seu sistema de controle automático de tiro permite disparos em 30 segundos a partir de uma posição estacionária e em 60 segundos enquanto em movimento, com uma taxa de tiro máxima de seis a oito disparos por minuto.

A Hanwha Aerospace informou que o K9 já foi adquirido por 10 países, incluindo seis membros da OTAN: Estônia, Finlândia, Noruega, Polônia, Romênia e Turquia. Em 2022, a empresa assinou um contrato significativo de US$ 1,7 bilhão com o Egito, para fornecer centenas de unidades do K9, além de veículos de reabastecimento de munição K10 e veículos de controle de fogo K11. O primeiro lote do K9A1EGY, equipado com o motor nacional, deve ser entregue ao Egito até o primeiro trimestre de 2026.

Além disso, o Vietnã está considerando a aquisição do K9 como parte do processo de modernização de seu Exército Popular.

Kim Dong-hyun, chefe do Land Systems Business Group da Hanwha Aerospace, comentou: “Com a conclusão bem-sucedida do teste do motor nacional, agora podemos oferecer um motor especializado para qualquer cliente potencial do K9, o que deve ampliar ainda mais a presença global do K9.” Ele acrescentou: “Este é um passo importante para diversificar nosso portfólio e atender às necessidades em constante evolução dos nossos clientes ao redor do mundo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *