Segundo informações divulgadas pelo jornalista Rodrigo Lopes do portal GZH o Comando Militar do Sul (CMS) vai doar seis veículos blindados EE-11 Urutu e 20 fuzis automáticos leves (FAL), calibre 7.62 M964 à Brigada Militar.
A expectativa é de que a entrega dos equipamentos seja feita em março, em data a ser definida. Os blindados, modelo Urutu, serão destinados principalmente ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) e ao Batalhão de Choque da Brigada Militar (BPChoque), unidades especializadas em ações de alto risco. Esses veículos, oriundos dos Esquadrões de Cavalaria Mecanizada de Porto Alegre e Santa Maria.
No dia 21 de fevereiro, ocorrerá a entrega aos policiais militares dos certificados de conclusão do Estágio de Segurança no Manuseio da Viatura Blindada de Transporte Pessoal Urutu. As instruções, que têm como objetivo preparar os militares da BM para o recebimento das viaturas, começaram na última terça-feira (10). A 6ª Divisão de Exército, com sede em Porto Alegre, está encarregada da coordenação do estágio e da cerimônia de doação.
Capacidade anfíbia para auxiliar em inundações
Uma das principais características dos Urutus que os torna aptos para missões de resgate é sua capacidade anfíbia, que permite aos blindados possam operar em áreas alagadas, onde outros veículos teriam dificuldade ou se tornaram inoperantes. Essa capacidade foi fundamental durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, quando um Urutu foi utilizado para auxiliar no resgate de pessoas em áreas inundadas de Porto Alegre.