A Direção Francesa de Armamento (Direction générale de l’armement DGA) encomendou 530 veículos blindados VBMR-L (Véhicule Blindé Multi-Rôle Léger ) Serval Appui SCORPION para o Exército Francês. As entregas desses veículos serão escalonadas do final de 2025 a 2031.
Adaptado para conflitos de alta intensidade, o Serval Appui SCORPION herda o desempenho e as qualidades militares do veículo blindado Serval desenvolvido dentro do programa SCORPION (um programa no qual 97 veículos Serval adicionais são adquiridos sob o mesmo pedido dos 530 veículos blindados Serval Appui SCORPION).
No valor de mais de um bilhão de euros, esta encomenda apoia principalmente as atividades das empresas de defesa KNDS France (unidades de Satory, Bourges e Roanne), mas também TEXELIS (unidade de Limoges), MBDA (unidades de Plessis Robinson e Bourges) e CS GROUP (unidades de Plessis Robinson e Toulon).
O investimento é feito como parte do programa Multipurpose Light Tactical Vehicle (VLTP). Ele também é apoiado pelos programas Surface Air Low Layer Defence e Anti-Drone Warfare, que são responsáveis pela aquisição dos sistemas Ground-to-Air Defence e Anti-Drone Warfare, respectivamente.
De acordo com a lei de programação militar (LPM) de 2024-2030, o pedido de 530 Serval Appui SCORPION se encaixa em um ambiente complexo e reforçado, com a blindagem e integração ao ambiente SCORPION de unidades do Exército destinadas ao comando, suporte e sustentação, operando na zona de contato, dentro da Brigada Conjunta e da divisão.
O Serval tem um alto nível de desempenho em termos de mobilidade, proteção, autonomia e uma notável capacidade de projeção. Sua modularidade é complementada pela integração de novas funções de alto valor agregado.
O Serval Appui SCORPION permitirá assim que as forças terrestres modernizem capacidades envelhecidas ou ausentes há vários anos, tais como:
– Defesa terra-ar, com o desenvolvimento e produção de uma versão do Serval equipada com uma torre permitindo o disparo de mísseis terra-ar Mistral 3 sob blindagem;
– Guerra antidrone, com o desenvolvimento e produção de uma versão do Serval carregando um radar, um sistema de detecção de radiofrequência, um sistema de controle de fogo, um canhão de 30×113 mm montado em uma torre e munições especializadas;
– E finalmente o nó de comunicação tática com a produção de uma versão equipada com recursos de comunicação via satélite, rádio ou serviço SYRACUSE IV.
O pedido do 530 Serval Appui SCORPION corresponde ao estágio 3 do programa VLTP. O estágio 1 já permitiu a entrega de 4.380 VT4s e o estágio 2 o pedido de 103 veículos médicos protegidos.