A Itália aprovou a venda da Piaggio Aerospace , gigante da aviação do país, para a fabricante turca de veículos aéreos de combate não tripulados ( UCAV ) Baykar. A empresa turca de defesa Baykar, conhecida por desenvolver o UCAV Bayraktar TB2, superou concorrentes de vários países em uma licitação competitiva para a aquisição da empresa aeroespacial italiana Piaggio Aerospace.
A empresa turca colaborou com a Pragma Consulting para avaliação financeira durante todo o processo de licitação. O ministro italiano de empresas e produtos fabricados na Itália, Adolfo Urso disse: “Após seis anos de espera, estamos dando à Piaggio Aerospace, um ativo estratégico para o nosso país, um futuro com perspectivas de produção de longo prazo, ao mesmo tempo em que protegemos as instalações corporativas e a força de trabalho.”
Ele enfatizou que a recuperação da empresa é garantida por meio de uma visão industrial clara e ambiciosa. A Piaggio Aerospace é bem conhecida na indústria da aviação por produzir aviões executivos P.180 Avanti, bem como motores de aeronaves. A empresa italiana também desempenha um papel estratégico na indústria de defesa da Itália por meio de seus serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO). A Piaggio Aerospace é reconhecida por suas contribuições à infraestrutura tecnológica da Itália ao longo de seus 140 anos de história.
Com a aquisição da Piaggio, a Baykar está pronta para expandir sua influência no mercado europeu de aviação, preservando o legado histórico da icônica empresa italiana e aumentando sua capacidade de produção. Em 2023, a Baykar estava entre os 10 maiores exportadores da Turquia em todos os setores, com exportações totalizando US$ 1,8 bilhão. A Turquia controla 65% do mercado global de exportação de veículos aéreos não tripulados (VANT), com a Baykar sozinha comandando quase 60% — três vezes a participação de mercado de seu concorrente mais próximo nos EUA. Nos últimos anos, a Baykar obteve mais de 90% de sua receita com exportações, entregando Bayraktar TB2 e AKINCI UCAVs para 35 países.
Faça um comentário