O Governo da Arábia Saudita está considerando a aquisição de aproximadamente 100 unidades do caça de quinta geração, “KAAN”, atualmente em desenvolvimento pela Turkish Aerospace Industries (TAI) da Turquia. A proposta para a aquisição dos caças de quinta geração KAAN foi discutida durante a recente visita do Comandante da Força Aérea Real Saudita, Príncipe Turki bin Bandar Al Saud, à Turquia.
Durante sua visita, o príncipe Turki conversou com várias empresas de defesa turcas, incluindo Roketsan, Aselsan e Turkish Aerospace Industries (TAI), fabricante do caça KAAN. A visita forneceu ao príncipe Turki e à delegação saudita os últimos insights sobre as capacidades do caça KAAN e explorou uma potencial colaboração estratégica entre as duas nações em relação à aeronave.
A possível colaboração pode incluir financiamento saudita para a finalização do projeto, transferência de tecnologia e produção local do caça de quinta geração na Arábia Saudita. Esta aquisição proposta está alinhada com os objetivos da Arábia Saudita e da Turquia de fortalecer seus laços de defesa com potências regionais.
Espera-se que a Força Aérea Turca adquira mais de 100 unidades dos caças KAAN quando a TAI iniciar a produção em massa. Mehmet Demiroglu, recém-nomeado CEO da TAI, confirmou o progresso. Os primeiros 20 jatos KAAN Block 10 estão programados para entrega à Força Aérea Turca até 2028, com a produção aumentando para duas unidades por mês até 2029.
Faça um comentário