Foi anunciado pelo Ministério da Defesa de Israel em 23 de dezembro de 2024, que o Governo da Eslováquia adquiriu o sistema de mísseis de defesa aérea Barak MX. O contrato assinado entre ambos os países foi estipulado no valor de US$ 583 milhões, e representa o maior acordo de exportação de defesa entre Israel e a Eslováquia. O Barak MX, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI), foi projetado para combater diversas ameaças aéreas, como mísseis balísticos, UAVs, helicópteros, mísseis de cruzeiro e jatos de combate, marcando um passo significativo nos esforços da Eslováquia para modernizar suas capacidades de defesa aérea e substituir seus sistemas de defesa aérea 2K12 Kub que estão desatualizados .
Israel fornecerá à Eslováquia seis baterias do sistema de mísseis terra-ar (SAM) Barak MX, com as entregas programadas para começar até o final de 2025. O acordo também inclui treinamento de pessoal, suporte logístico, documentação técnica e simuladores. Além disso, o acordo contempla a produção local de certos componentes na Eslováquia.
O sistema Barak MX oferece capacidades avançadas por meio de três tipos de interceptadores, que cobrem alcances na faixa de 35 km, 70 km e 150 km. Além disso, seu robusto link de dados conecta lançadores, capazes de transportar até oito mísseis cada, ao Barak Battle Management Center, permitindo o engajamento de múltiplos alvos e atualizações para combater ameaças em evolução.
Faça um comentário