O Ministério da Defesa da Espanha assinou um memorando de entendimento (MOU) com a Turquia relacionado à aeronave de treinamento avançado a jato Hürjet da TAI – Turkish Aerospace Industries. O acordo visa a cooperação em aeronaves a jato de treinamento avançadas, com Madri planejando adquirir 24 aeronaves HÜRJET para substituir sua frota envelhecida de Northrop F-5BM utilizados hoje no Ejercito del Aire.
O Secretário da Agência da Indústria de Defesa da Turquia, Professor Haluk Görgün, anunciou que um memorando de entendimento visando a negociação de um contrato entre ambos os países. Segundo fontes turcas, a Espanha ofereceu 6 aviões Airbus A400M para a Força Aérea Turca como parte do acordo de compra de 24 aviões de treinamento HÜRJETs.
Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, o Ministério da Defesa da Espanha disse que o país participará da produção industrial do HÜRJET. A empresa aeroespacial espanhola Airtificial garantiu um contrato com a TAI para produzir 31 sistemas de controle de voo para o treinador HÜRJET. A empresa fabricará os componentes em sua fabrica em Sevilha.
Faça um comentário