De acordo com informações divulgadas pelo portal SavunmaSanayiST.com, a família de motores turbojato, desenvolvido pela Kale Jet Engines da Turquia entrou em fase de produção em massa garantindo a autossuficiência na produção de motores para mísseis.
A Kale Jet Engines, empresa turca, desenvolveu uma família de motores turbojato que entrarão em produção em massa. Esse projeto, iniciado pela Agência da Indústria de Defesa (SSB), visa desenvolver motores nacionais para equipar mísseis turcos. O presidente do SSB, Prof. Dr. Haluk Görgün, destacou que esses motores permitem que a Turquia atenda às suas necessidades de defesa usando recursos locais.
Os motores da série KTJ garantem que a Turquia não precise mais depender de fornecedores estrangeiros, mitigando riscos de embargos. Anteriormente, a França impôs um embargo aos motores Microturbo TRI-40 nos mísseis SOM e ATMACA, interrompendo exportações para o Azerbaijão.
A família de turbojatos inclui:
Modelos de Motores
– KTJ-1750: equipa o míssil “Çakır”
– KYJ-3200: equipa os mísseis SOM e ATMACA
– KTJ-3700: projetado para o míssil KARA ATMACA
Esses desenvolvimentos demonstram a capacidade turca de projetar e fabricar sistemas avançados de mísseis, garantindo autossuficiência e potencial exportação.
Faça um comentário