Durante a visita do ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, à Rússia foram discutidos detalhes para finalizar um acordo sobre a compra pela Índia de radares de longo alcance Voronezh. Autoridades indianas e russas também realizaram uma reunião preliminar na Índia para discutir os detalhes do acordo. Uma delegação russa envolvendo membros do fabricante Almaz-Antey participou da reunião. Liderada pelo vice-presidente Vladimir Medovnikov, a equipe também se reuniu com seus potenciais parceiros indianos de compensação, já que o acordo incluiu que pelo menos 60% dos componentes do radar sejam feitos na Índia, atendendo a iniciativa Make in India.
O potencial acordo entre Rússia e índia está avaliado em US$ 4 bilhões de dólares. Ainda não se sabe quantos radares serão adquiridos e qual a versão da família de radares Voronezh será escolhida, ou se a Índia apresentou quaisquer requisitos para adaptar o sistema às suas necessidades. Segundo informes da mídia indiana o plano de Nova Delhi a aquisição dos radares visa possibilitar a Índia ter um monitoramento de 360 graus do seu território em tempo real.
Provavelmente o sistema de radar será instalado em Chitradurga, um local estrategicamente importante que já hospeda instalações avançadas da defesa aeroespacial indiana. Segundo estudos indianos, o local fornece cobertura ideal visando a observação da região do Indo–Pacífico das fronteiras com a China e Paquistão.
A ideia é que o sistema Voronezh se integre com a infraestrutura de defesa aérea e antimísseis existente da Índia, aumentando a capacidade do país de monitorar ameaças em tempo real. Especialistas acreditam que a aquisição posicionará a Índia ao lado de um seleto grupo de nações capazes de monitorar lançamentos de mísseis e atividades aéreas em grandes distâncias.
O radar 77Ya6 Voronezh é uma família de radares fixos russos de longo alcance além do horizonte (Over The Horizon Radar – OTH). Eles são projetados para detectar objetos espaciais, bem como mísseis balísticos e, até certo ponto, mísseis de cruzeiro. A aquisição faz parte dos esforços contínuos da Índia para modernizar sua infraestrutura de defesa aérea diante dos desafios de segurança regionais e globais. Com seu amplo alcance de detecção, o sistema de radar fornecerá alertas iniciais críticos de ameaças potenciais, estendendo as capacidades de vigilância da Índia muito além de suas fronteiras.