O Ministério da Defesa da Arábia Saudita e a empresa espanhola de construção naval Navantia assinaram um novo contrato para a concepção e construção de uma série de três corvetas classe AVANTE 2200 conhecidas como classe Al Jubail. A Marinha Real Saudita já opera 5 navios da classe AVANTE 2200 adquiridos em 2018.
A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada em Riade ,e contou com a presença do presidente da Navantia, Ricardo Domínguez, e do comandante da Marinha Real Saudita (RSNF), Almirante Mohamed Alghuraybi. A Navantia será responsável pela entrega da primeira unidade, enquanto a segunda e a terceira serão concluídas na Arábia Saudita com transferência de tecnologia. O contrato inclui transferência de tecnologia, pacote integrado de apoio logístico e treinamento de tripulantes sauditas pela Marinha Marinha Espanhola na base naval de Rota.
A classe Al Jubail tem um deslocamento de aproximadamente 2.470 toneladas projetadas para desempenhar múltiplas funções. Os navios são equipados com um canhão OTO Melara de 76 mm, um sistema de lançamento vertical com 16 células para mísseis superfície-ar Mica VL e sistema de defesa de ponto (CIWS) Millennium 35 mm da Rheinmetall. Além disso, contam com 2 lançadores triplo de torpedos, 8 × mísseis antinavio RGM-84 Harpoon bloco II e metralhadoras de 12,7 mm. O navio também possui um convés para um helicóptero médio.