Paquistão aprova compra de avião de quinta geração Shenyang J-35A

De acordo com o meio de comunicação paquistanês 24 News HD o Paquistão teria aprovado a compra de aviões  caça de quinta geração  Shenyang J-35A de fabricação chinesa, com entregas previstas para um prazo de até 24 meses. Esta aquisição faz parte dos esforços da Força Aérea do Paquistão (PAF) para melhorar suas capacidades e aumentar a lacuna entre seu poder aéreo e o da Índia. Espera-se que o Shenyang J-35A supere os caças avançados da Índia, como o Rafale e o Sukhoi Su-30MKI.

Segundo os meios de comunicação, a decisão foi finalizada logo após a estreia do Shenyang J35A no Zhuhai Airshow 2024. A aquisição é amplamente vista como parte da estratégia do Paquistão para contrabalançar a crescente vantagem tecnológica da Índia na região. O J-35A deve desempenhar um papel fundamental na modernização da PAF, substituindo os antigos F-16 e aeronaves Mirage que formam a espinha dorsal da Forças Aéreas do Paquistão. Apesar dos desafios de se operar uma aeronave de quinta geração, a entrada do J-35A no inventário da PAF pode marcar uma mudança significativa no equilíbrio militar da região, oferecendo ao Paquistão uma oportunidade de superar algumas limitações de suas atuais capacidades  aéreas. 

Screenshot

Este acordo também reflete a crescente influência da China como fornecedora de defesa, com o J-35A se juntando ao J-10C e JF-17 no inventário da PAF. Analistas veem o J-35A como um impulso significativo para o poder aéreo do Paquistão sendo um componente-chave de sua futura estratégia aérea.