A transferência da primeira fragata construída no estaleiro Yantar Baltic para a Índia acontecerá no próximo mês, durante a visita do Ministro da Defesa Indiano, Rajnath Singh, à Rússia. Rajnath Singh visitará a Rússia no inicio de dezembro para negociações com seu colega Russo Andrei Belousov, bem como participará da cerimônia oficial de transferência da nova fragata INS Tushil (Classe Talwar Batch 3) , construída em Kaliningrado. O hasteamento da bandeira acontecerá no Estaleiro Yantar.
o INS Tushil foi construído usando como base o casco da fragata Almirante Butakov do Projeto 11356, que estava inacabada para a Marinha Russa, como parte de um contrato assinado entre a Índia e a Rússia em outubro de 2018, com um contrato subsequente para navios adicionais (quarto lote) a serem construídos na Índia por meio de transferência de tecnologia, foi assinado em janeiro de 2019. O acordo total está avaliado em mais de 2,5 bilhões de dólares. Os navios a serem entregues pela Rússia são o INS Tushi (ex-Admiral Butakov) l e INS Tamala (ex-Admiral Istomin).
As duas fragatas construídas por Moscou para Nova Delhi têm enfrentado atrasos na entrega. Em agosto de 2022, os russos atrasaram em seis meses devido à guerra na Ucrânia, após um atraso anterior de nove meses atribuído à pandemia de Covid-19. Posteriormente, as datas de entrega previstas de novembro de 2023 e abril de 2024 foram adiadas por mais seis meses, para maio e outubro de 2024. Porém novamente a entrega sofreu atrasos e o INS Tamala deverá ser entregue para a Marinha Indiana apenas em fevereiro de 2025.
Faça um comentário