Nova Zelândia adquire veículos da empresa espanhola UROVESA

O Ministério da Defesa da Nova Zelândia selou um acordo com a UROVESA, da Espanha, para substituir sua frota de veículos utilitários Unimog e Pinzgauer. A UROVESA fornecerá 60 veículos em duas variantes a partir de 2027, sendo 20 veículos utilitários VAMTAC ST5 e 40 caminhões médios CK3. Esses veículos representam a primeira fase de um projeto mais amplo de modernização e substituirão 25% da frota atual.

Os veículos VAMTAC ST5 são leves, não blindados, com capacidade para transportar até 1,7 toneladas, enquanto os CK3 são caminhões médios capazes de transportar quase quatro toneladas de equipamento ou até dez pessoas. Ambos oferecem melhoria significativa nas capacidades operacionais do Exército da Nova Zelândia.

A nova frota proporcionará veículos robustos e versáteis para missões diversas, com sistemas de comunicação avançados para interoperabilidade com parceiros internacionais. Além disso, contarão com proteção contra capotamento e sistema de monitoramento da pressão dos pneus para operações em terrenos difíceis.

Veículo utilitário médio VAMTAC CK3. Foto: Exército da Nova Zelândia

O governo aprovou 100 milhões de dólares para a primeira parcela do projeto, parte do Orçamento 24 do Ministério da Defesa. Sarah Minson, Under Secretário de Defesa e Entrega de Capacidade, destacou a eficiência e adequação dos veículos. Já o Major General Rose King, Chefe do Exército, enfatizou a melhoria significativa nas capacidades operacionais e a importância da substituição dos veículos antigos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.