De acordo com informações publicadas pelo jornal indiano The New Indian Express, a Índia teria enviado a primeira bateria do sistema de defesa aérea Akash-1S para a Armênia. Esta entrega é parte de um acordo de 2022, sob o qual a Armênia encomendou 15 sistemas Akash avaliados em aproximadamente US$ 720 milhões.
A versão de exportação do Akash difere um pouco daquela usada pelas forças armadas indianas, adaptada para atender aos requisitos específicos do cliente. A configuração do míssil também inclui mais de 96% de componentes indígenas, destacando o comprometimento da Índia com a fabricação doméstica.
Os sistemas Akash 1S adquiridos pela Armênia podem desempenhar um papel estratégico na proteção contra ameaças do Azerbaijão. Primeiramente, o Akash seria altamente eficaz contra drones de reconhecimento e ataque, um componente-chave do arsenal do Azerbaijão. Em conflitos recentes, drones, especialmente os turcos Bayraktar TB2 e os israelenses Harop kamikaze, provaram sua eficácia em reconhecimento e ataques de precisão. O sistema Akash, capaz de detectar e interceptar alvos de baixa a média altitude, seria fundamental para combater essas ameaças.
Faça um comentário