China oferece aviões Chengdu J-10C a Força Aérea Peruana

Na semana passada, realizou-se em Lima o Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), com o lema “Capacitar, Incluir, Crescer”. Criado em 1989, este fórum econômico reúne 21 economias da região Ásia-Pacífico, considerada a mais dinâmica do mundo.

Paralelamente a esta reunião, o Ministro da Defesa do Peru, Walter Astudillo, participou de uma reunião com membros do governo chinês com o objetivo de fortalecer a colaboração de defesa entre as duas nações. O ministro Astudillo enfatizou que o governo incorporou Lei da Dívida do Orçamento de 2025 a Previsão de aquisição de até 24 aviões de combate para a modernização da Força Aérea do Peru.

Delegação Chinesa durante o Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC)

O Peru planeja substituir seus antigos aviões de combate MiG-29, Mirage 2000 e Su-25. Tal encontro gerou especulações da mídia de defesa peruana sobre o interesse do Peru em adquirir o caça J-10CE de fabricação chinesa. A China teria oferecido um pacote de financiamento para aviões J-10C, JF-17 além de aeronaves AEW&C.

O Governo Peruano estaria disposto a liberar até 3,5 Bilhões de dólares para a modernização da aviação de combate da Força Aérea Peruana. Segundo o comandante geral da Força Aérea Peruana, General Carlos Chávez Cateriano, o governo chinês garantiu que a Seman Perú deverá receber um pacote de transferência de tecnologia para poder realizar a manutenção completa dos aviões.

Força Aérea Peruana adquiriu de segunda mão da Bielorússia 16 caças MiG-29 Fulcrum em 1996. Esses aviões estão no final da vida util.

No âmbito da visita do presidente Xi Jiping, foi inaugurado o Megaporto de Chancay, que segundo especialistas, fará do Peru o primeiro centro logístico americano no Pacífico Sul, um marco pela sua conectividade marítima com o Sudeste Asiático, impulsionando a economia, exportações e gerando novas oportunidades comerciais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.