Analistas de defesa sugerem que os abrigos atualmente em construção podem ser destinados a abrigar caças Sukhoi Su-35, que o Irã deve receber da Rússia em um futuro próximo.
O surgimento desses abrigos levanta questões sobre os objetivos estratégicos e operacionais do Irã. A implantação de Su-35s no Irã pode representar uma grande mudança no equilíbrio do poder aéreo regional. Historicamente, o Irã construiu abrigos subterrâneos para sua aviação militar, incluindo a base aérea subterrânea Eagle 44, revelada em março de 2023. Inicialmente destinada à aeronave F-4 Phantom, imagens de satélite revelaram posteriormente uma maquete da aeronave Su-35S na base Eagle 44, alimentando especulações de que a base poderia ser reaproveitada para esses caças russos. Esses desenvolvimentos sugerem que o Irã está preparando a infraestrutura para integrar aeronaves de combate modernas em suas operações militares.
Recentemente a mídia internacional informou que a Rússia concedeu ao Irã uma licença de produção dos caças Su-35 e Su-30. Observadores internacionais acreditam que a montagem local dessas aeronaves pode permitir que o Irã construa mais de 100 caças da família Flanker em um futuro próximo. Analistas também acreditam que a aquisição de Su-35 pelo Irã pode ser parte de uma compensação mais ampla por seu apoio militar à Rússia durante sua campanha na Ucrânia.
Faça um comentário