Coreia do Sul e Peru assinam Acordo de Cooperação de Defesa.

A Coreia do Sul assinou acordos com o Peru para reforçar as capacidades de defesa  do país latino-americano.  Durante uma cúpula econômica da Ásia-Pacífico em Lima, foi assinados memorandos de entendimento (MoU) separados sobre o desenvolvimento conjunto de veículos militares, navios , submarinos e a produção de componentes para aviação.

A parceria, formalizada em 16 de novembro de 2024, em Lima, na presença dos líderes de ambas as nações, formaliza  a entrega de carros de Combate K2 Black Panther e veículos blindados 8X8 K808  White Tiger  como parte do programa de modernização das forças armadas do Peru.

O acordo assinado entre o presidente da Hyundai Rotem, Lee Yong-bae, e o presidente da Fábrica de Armas e Munições do Exército (FAME) do Ministério da Defesa do Peru, Jorge Zapata, marca um passo importante no processo de aquisição dos veículos pelo Exército do Peru. Este acordo preliminar define o escopo e a escala do programa, com contratos futuros esperados para especificar cronogramas de entrega, detalhes técnicos, programas de treinamento e requisitos de manutenção.

Submarinos.

Outro desenvolvimento que foi assinado é a aquisição  de quatro submarinos classe Dosan Ahn Changho para a Marinha Peruana. O acordo  foi assinado entre a Hyundai Heavy Industries e a estatal Servicios Industriales de la Marina S.A., no valor de 640 bilhões de wons (US$ 458,6 milhões).

A construção dos submarinos será realizada paralelamente à construção de uma fragata, um barco patrulha offshore, dois navios anfíbios e mais quatro embarcações navais não divulgadas  pelo  país sul-americano.

Indústria Aeronáutica.

Enquanto isso, a Korea Aerospace Industries (KAI) e a estatal peruana de aviação Servicio de Mantenimiento SEMAN, assinaram um acordo para produzir componentes para a aeronave de combate KAI KF-21 Borama.

Tambem foi assinado um memorando de entendimento visando a aquisição de 24 unidades do caça leve sul-coreano KAI FA-50 Fighting Eagles  pela Força Aérea Peruana. O valor do potencial contrato é  de US$ 780 milhões, se aprovada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.