Segundo o renomado jornalista Erich Saumeth do portal InfoDefensa, os EUA através da empresa norte-americana Lockheed Martin fez uma nova proposta para a Força Aérea da Colômbia oferecendo o F-16V Block 70/72.
A proposta dos EUA, visa modernizar aviões F-16C/D Block 50/52 dos estoques da Força Aérea Americana, fabricados entre os anos 1990 e 2000, e fazer uma modernização completa (incluindo radar AESA AN/APG-83 SABR ) para o padrão F-16V Block 70/72 antes de serem entregues para a Colômbia. A proposta dos EUA inclui, treinamento, armamentos, construção de hangares, adaptação de pistas e simuladores; tudo pelo prazo de três anos, contados da entrega das unidades.
O custo de aquisição seria menor do que os caças da Saab, já que são aeronaves usadas, e as opções de financiamento através do programa Foreign Military Sales (FMS) podem ser mais atrativas do que a oferecida pelos suecos, além da entrega que seria supostamente para 2028 antes de qualquer prazo da SAAB.
A Força Aérea da Colômbia tem se esforçado para substituir a frota de caças IAI Kfir, que atualmente é um dos caças mais obsoletos da região. Em virtude das dificuldades orçamentárias que a Colômbia enfrenta, a proposta dos Estados Unidos se concentrará em tecnologia aeronáutica avançada, com prazos de execução extremamente curtos (preferencialmente até 2028) e valores do projeto que serão inferiores à proposta mais econômica anteriormente debatida.
Faça um comentário