Índia e Rússia assinam acordo para desenvolvimento de nova versão do sistema de defesa aérea Pantsir.

Em 8 de novembro de 2024, a Índia, através da Bharat Dynamics Limited (BDL), firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Rosoboronexport da Rússia, com o objetivo de colaborar na criação de uma versão mais avançada do sistema de defesa aérea Pantsir. Este acordo, firmado durante a na quinta sessão do subgrupo da Comissão Intergovernamental Índia-Rússia (IRIGC) realizada em Goa, na India, representa um avanço estratégico nas relações de defesa entre as duas nações, particularmente no cenário do conflito em curso entre Rússia e Ucrânia.

O MoU, assinado pelo Diretor Executivo da BDL, Comodoro A. Madhavarao (Retd) e pelo Diretor Adjunto do Departamento Naval da Rosoboronexport, Kovalenko German, destaca o comprometimento da Índia em diversificar seus sistemas de defesa aérea e sustentar parcerias estratégicas com aliados internacionais de longa data. Essa cooperação se alinha com a política da Índia de reforçar a autossuficiência em defesa ao mesmo tempo em que integra inovações tecnológicas de parceiros estrangeiros.

O Exército da Índia percebeu a necessidade de um sistema de defesa aérea autopropulsado moderno para proteger suas unidades mecanizadas em operações do atual cenário . Uma Requisição de Informações (RI) emitida em julho detalhou os requisitos, definindo sistemas com canhões de calibre mínimo de 30 mm capazes de atingir alvos até de 3,5 km e mísseis capazes de atingir uma 6,5 km e altitude máxima de 3 km, acoplados a veículos sobre rodas ou lagarta para maior mobilidade e adaptabilidade ao terreno.

A parceria com a Rosoboronexport para o desenvolvimento do Pantsir se alinha com a política da Índia de fortalecer as capacidades de defesa. Por meio da expertise em fabricação da BDL e da tecnologia da Rosoboronexport, essa colaboração pode permitir a produção local do sistema Pantsir, em linha com a iniciativa “Make in India” da Índia. Essa transferência de tecnologia representa um passo em direção à redução da dependência da Índia em importações.

 

Com Informações de hindustan times

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.